Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Camilla Karla Brites Queiroz Martins de, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Camila Silveira da, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
Autor(es): dc.creator | Mocelin, Ingrid Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84953 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª. Dra. Camila Karla Brites Queiroz Martins de Oliveira. | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Camila Silveira da Silva | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Para este trabalho foram coletados dados de todos os estudantes e todas as estudantes que ingressaram no curso de Física na Universidade Federal do Paraná. Foram utilizados somente os dados de estudantes desde o ano de 1986 até o ano de 2019 no primeiro semestre, para assim analisar a trajetória dessas pessoas dentro do departamento com uma ênfase nas alunas mulheres e tentar compreender o número reduzido delas neste curso. Fazendo um levantamento de dados e assim quantizar o quão reduzido é o público feminino em relação ao masculino no curso de licenciatura ao longo de mais de 30 anos. Pode-se concluir que o problema da falta de meninas no curso já está presente no momento de ingresso, visto que nossos resultados mostram que durante a graduação, o desempenho de homens e mulheres tendem a ser parecidos e que ambos têm a mesma tendência a desistência. | - |
Descrição: dc.description | ABstract: In this work we had surveyed the data referring to all the students who begun the Physics course at the Federal University of Paraná between the years of 1986 and 2019. Analyzing the data by considering only the first semester, we tracked the performance of those students through the course with special attention to female students. The idea was to identify the reasons why the number of female students attending the Physics course is small compared to the number of male students. Using those date we were able to quantify the proportion of the female audience relative to the male audience in each year of this period. We concluded that the lack of girls attending the course is already present at initial entry, since our results indicated that men and women showed similar performances during the course and that both have the same tendency to drop it out. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na ciencia | - |
Título: dc.title | Mulheres na física : Licenciatura UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: