Movimento, planejamento e reflexão : uma sequência didática à luz da aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHilger, Thaís Rafaela, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física-
Autor(es): dc.creatorGama, Denise Cristine Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84944-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84944-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Doutora Thaís Rafaela Hilger-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho é analisar como o uso de uma sequência didática, que utiliza as concepções prévias dos alunos como base para o desenvolvimento da disciplina e utiliza de construções, por parte dos alunos, do conhecimento, pode gerar uma aprendizagem significativa, potencializando o ensino e a base dos alunos para os próximos conteúdos. Tendo como enfoque metodológico a Teoria da Aprendizagem Significativa e a evolução conceitual como parâmetro para a análise dos resultados, foi constatado, com base em análises qualitativas dando ênfase em três pontos principais: evolução conceitual, uso da palavra referencial para definição do movimento e repouso e a fala e escrita dos alunos, que o presente trabalho gerou uma aprendizagem significativa nos alunos e os materiais produzidos foram potencialmente significativos para a construção dessa aprendizagem-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Título: dc.titleMovimento, planejamento e reflexão : uma sequência didática à luz da aprendizagem significativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.