Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hilger, Thaís Rafaela, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
Autor(es): dc.creator | Gama, Denise Cristine Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84944 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Doutora Thaís Rafaela Hilger | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste trabalho é analisar como o uso de uma sequência didática, que utiliza as concepções prévias dos alunos como base para o desenvolvimento da disciplina e utiliza de construções, por parte dos alunos, do conhecimento, pode gerar uma aprendizagem significativa, potencializando o ensino e a base dos alunos para os próximos conteúdos. Tendo como enfoque metodológico a Teoria da Aprendizagem Significativa e a evolução conceitual como parâmetro para a análise dos resultados, foi constatado, com base em análises qualitativas dando ênfase em três pontos principais: evolução conceitual, uso da palavra referencial para definição do movimento e repouso e a fala e escrita dos alunos, que o presente trabalho gerou uma aprendizagem significativa nos alunos e os materiais produzidos foram potencialmente significativos para a construção dessa aprendizagem | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Título: dc.title | Movimento, planejamento e reflexão : uma sequência didática à luz da aprendizagem significativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: