A cidade e a ferrovia : transformações espaciais e projeto urbano no entorno da linha férrea no municipio de Curitiba (PR)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Madianita Nunes da, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.creatorCastro, Pedro Lanna de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84931-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Madianita Nunes da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O paradigma de produção da cidade contemporânea caracteriza-se pela inserção do local na dinâmica global. A maneira com que o espaço urbano vem se adaptando às demandas do modelo econômico capitalista produz e reproduz possibilidades desiguais de ocupação territorial e segregação espacial. O trajeto histórico da cidade de Curitiba possibilitou a esta aglomeração urbana concentração demográfica, produtiva e financeira, que a elevaram à condição de métropole. Destaca-se o papel da ferrovia nesse processo de consolidação da cidade como polo econômico e político. Dentro da hierarquia de cidades em um cenário internacional, o planejamento da capital paranaense enfrenta o desafio de conciliar a melhoria de vida de sua população com os interesses do grande capital. O estudo de três Grandes Projetos Urbanos: o Projeto Recife/Olinda, em Pernambuco, Brasil; o Plano Zuidas, em Amsterdã, Holanda; e Porto Norte, em Rosário, Argentina, demonstrou os desafios enfrentados pelo planejamento territorial no processo de produção do espaço urbano. A retomada do transporte sobre trilhos como alternativa para o transporte intraurbano e a revitalização de áreas urbanas degradas, nas quais se incluem os trechos ferroviários, favorecem a valorização fundiária de regiões lindeiras a ramais desativados ou em processo de substituição de uso. Processo que maximiza os lucros dos negócios imobiliários e potencializa a segregação residencial, a gentrificação, entre outros fenômenos. Juntamente a isso, se reconhece em Curitiba a emergência de centralidades com grande potencial para atender os interesses imobiliários, dentre os quais alguns formados nas proximidades de ramais ferroviários. A partir da análise elaborada conclui-se que a área que abrange o ramal de linha férrea Curitiba/Rio Branco do Sul, entre as ruas Marechal Deodoro, no bairro Alto da XV e Anita Garibaldi, no bairro São Lourenço, necessita de intervenções do poder público que promovam e articulem a democratização do acesso à cidade urbanizada e o desenvolvimento desse local-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The contemporary cities production’s paradigm is based on the inclusion of their places in the global economy. The way that urban spaces have been adapting to the capitalist demands has produced and reproduced unequal possibilities of land occupation and also spatial segregation. The historical path of Curitiba has turned it into a metropolis due to its population as well as its productive and financial concentration. The railways’ role stands out in the process of consolidation of this city as a main political and economical center. Included in the cities’ hierarchy in an international scenery, Curitiba’s urban planning has been facing the challenge of improving its citizens’ lives while meeting the capital interests. he study of three major urban projects: the Recife/Olinda Project, in the state of Pernambuco, Brazil; the Zuidas Plan, in Amsterdan, Netherlands; and the North Harbour, in Rosario, Argentina, show us the challenges that were faced by the urban planning in the process of urban production. The recovery of the railroad transportation as an option for the urban traffic and the redevelopment of areas that are in a process of urban decay, in which railroads are included, give value to areas surrounding disabled branch lines or in a process of replacing it by other means of transportation. This process feeds the real estate market’s activities while increases residential segregation, gentrification and other phenomena. Furthermore, the emergency of urban centralities with great potential to achieve the real estate market’s demands, some of them along railroad surroundings, have been noticed in Curitiba. From this analysis, it has been concluded that the area along the Curitiba/Rio Branco do Sul railroad, between Marechal Deodoro Street, in Alto da XV neighborhood, and Anita Garibaldi Street, in São Lourenço neighborhood, demands government interventions to promote and articulate the democratization of the access to the urbanized city as well as the development of this region-
Formato: dc.format1 recurso online (2 arquivos) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovias urbanas-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovias - Projetos e construção-
Título: dc.titleA cidade e a ferrovia : transformações espaciais e projeto urbano no entorno da linha férrea no municipio de Curitiba (PR)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.