Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alle, Lupe Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | Tureck, Luciane Viater, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Bruna Regeta de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84907 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84907 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Alle | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Luciane Viater Tureck | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Graduação em... | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo primordial a criação de uma proposta lúdica para o tema de herança multifatorial e se justifica pelo impacto positivo de jogos na aprendizagem, visto que disciplina de genética é extremamente complexa e requer muita abstração por parte de estudantes. O conhecimento sobre bases genéticas de características complexas, como os traços da personalidade, permite que os estudantes de psicologia compreendam melhor o comportamento humano, queé considerado multifatorial. Na prática, o comportamento é o conjunto de todas as ações físicas e emoções que estão associadas a um indivíduo ou mesmo a um grupo social. Entretanto, algumas barreiras ainda parecem dificultar o aprendizado dos alunos, como a falta de material didático, o que torna essa proposta fundamental.O trabalho de conclusão de curso teve como público-alvo estudantes do curso superior de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, sediada na cidade de Curitiba/PR. A metodologia foi proposta em duas etapas, sendo a primeira a montagem, distribuição, coleta e análise de um questionário que avaliou o entendimento dos alunos sobre alguns conceitos da disciplina de Genética. A segunda etapa, que é o objetivo principal do trabalho foi a criação de uma proposta didática que facilitasse o entendimento das bases genéticas de uma característica complexa – traços da personalidade. O número total de respondentes foi 14 alunos, dentre os quais 10 possuem dificuldades em entender os conceitos da disciplina de genética. Ademais, nenhum dos respondentes participou, dentro das salas de aula, de atividades lúdicas, porém todos os respondentes gostariam de ter essas atividades como auxiliadoras na construção do conhecimento. Ojogo é um recurso didático que integra teoria e prática, proporcionando mais solidez ao conhecimento. Além disso, abrange uma proposta de ensino interativa que visa a compreensão do mecanismo da Herança multifatorial; interpretação das relações entre gene e ambiente e; diferenciaçãodas cinco principais dimensões da personalidade | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Título: dc.title | Ensino de genética para psicologia : uma proposta lúdica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: