Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Estanislau, Nathália Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84895 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Dra. Lídia da Silva | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de comparar o uso do mapeamento espacial e os níveis de fluência em ouvintes aprendizes de Libras como L2. Para tanto, parte do aporte teórico de Silva (2018) e adota uma metodologia descritiva para tratar dos dados de seis participantes, sendo 2 de cada nível de ensino (básico, intermediário e avançado) do Núcleo de Ensino de Libras (NEL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os resultados apontam que os participantes no nível básico e intermediário apresentam diferentes dificuldades de uso do mapeamento espacial, o que configura níveis de fluência em A1 e B1. No avançado, os usos dos elementos do mapeamento espacial (associação de pontos no espaço, produção morfossintática e referenciação por meio do corpo) estão em consonância com o nível C1, que é o esperado para essa etapa. O trabalho conclui que para aprendizes do nível básico de Libras como L2, o uso da descrição locativa, da afinidade semântica e da relação contrastiva são difíceis; que no curso intermediário a principal dificuldade identificada entre os aprendizes é o uso dos verbos manuais; quanto ao uso do mapeamento espacial entre os aprendizes do curso avançado de Libras como L2 há dificuldade para realização da referenciação pelo corpo, em especial, a sinalização de conversas e ações de personagens. Por fim, avalia que os descritores de fluência propostos por Silva (2018) se diluem nos níveis de curso, a saber: A1, A2, B1 e B2 (básico e intermediário) e C1 e C2 (avançado) | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segunda lingua | - |
Título: dc.title | O uso do mapeamento espacial e os níveis de fluência em ouvintes aprendizes de Libras como segunda língua : um estudo comparativo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: