
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Venturi, Tiago | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Katchor, Daiana Aline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84849 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84849 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Tiago Venturi. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : No ano de 2021, ingressei no projeto de extensão "SER-Pensante: vozes em debate!". Inserida neste contexto de ensino, pesquisa e extensão sobre divulgação científica e formação de professores de Ciências e Biologia, comecei a refletir sobre como os docentes estão sendo formados para trabalhar com a divulgação científica em sala de aula? O que licenciandos na fase final do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pensam sobre essa temática? Como vislumbram a inserção da divulgação científica no Ensino de Ciências? Em discussões verificamos que a utilização de materiais didáticos que envolvem a divulgação científica pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, os docentes não possuem nem formação inicial e nem continuada para trabalhar com a divulgação científica. Portanto, este estudo tem o objetivo de compreender a percepção de futuros professores acerca da utilização da divulgação científica como ferramenta para os processos de ensino de ciências e quais suas necessidades formativas na formação inicial de professores. Para o levantamento de dados, foi elaborado um questionário destinado aos licenciandos em fase final de curso, com 70% do Curso de Ciências Biológicas (licenciatura) concluído. A coleta de dados ocorreu por meio questionário com perguntas abertas, dividido em três etapas: 1) perguntas relacionadas à compreensão de ciências, bem como sobre a necessidade de acrescentar disciplinas que permitam maior aprofundamento formativo sobre divulgação científica no currículo dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura); 2) apresentação de uma sequência didática com o tema "Rios Voadores", onde foi proposto um vídeo explicativo, que divulgava conhecimentos científicos sobre os rios voadores e os impactos das mudanças climáticas sobre estes; 3) validação da sequência didática proposta na etapa anterior. Nesta última etapa existem perguntas sobre a formação para a utilização e conhecimentos para trabalhar com os recursos de divulgação científica em sala de aula. A discussão e análise dos resultados obtidos ocorreu por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos resultados demonstra que os licenciandos reconhecem a importância da divulgação científica e de sua utilização em sala de aula, porém apresentam dificuldades em sua inserção devido a deficiências formativas na formação inicial. Por fim, reconhecemos a importância da divulgação científica como instrumento de Educação Científica e que precisa ser inserida na formação inicial de professores. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Divulgação científica no ensino de ciências : percepções de licenciandos em ciências biológicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: