A relação entre educação e religião a partir da perspectiva da laicidade : um estudo do tipo estado da arte(scielo 2010 – 2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorAdriano, Caroline Adornes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:49:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:49:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84836-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como tema a relação entre educação e religião tendo como objetivos centrais compreender como tal relação tem sido apresentada nas pesquisas brasileiras publicadas entre 2010 e 2020 e de que forma a laicidade é discutida e apresentada nos textos analisados. Para isso, foi usada uma análise de literatura do tipo estado da arte com 19 artigos previamente selecionados da plataforma SCIELO com critérios de seleção pré-definidos que incluíram: textos escritos em língua portuguesa, publicados entre 2010 e 2020 e que abordassem a relação entre educação e religião em contexto educativo formal, os quais foram encontrados a partir dos descritores "educação" and "religião"; "ensino" and "religião" e "escola" and "religião". A análise dos artigos selecionados junto a contextualização teórica levaram a compreensão de que a pesquisa desenhada no Brasil sobre religião e educação apresenta diferentes abordagens, mas ainda é fortemente atrelada às religiões cristãs principalmente nas discussões sobre laicidade-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This assignment has as the theme the relationship between education and religion, having as its central objectives to understand how this relationship has been presented in Brazilian research published between 2010 and 2020 and how secularism is discussed and presented in the analyzed texts. For this, a state-of-the-art literature analysis was used with 19 articles previously selected from the SCIELO platform with pre-defined selection criteria that included: texts written in Portuguese, published between 2010 and 2020 and that addressed the relationship between education and religion in a formal educational context, which were found from the descriptors "education" and "religion"; "teaching" and "religion" and "school" and "religion". The analysis of selected articles along with theoretical contextualization led to the understanding that research designed in Brazil on religion and education has different approaches, but is still strongly linked to Christian religions, especially in discussions on secularism-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectReligião e educação-
Palavras-chave: dc.subjectReligião e Estado-
Título: dc.titleA relação entre educação e religião a partir da perspectiva da laicidade : um estudo do tipo estado da arte(scielo 2010 – 2020)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.