Lugar de visibilidade : mulheres no conselho diretor da Associação Brasileira de Educação (1924-1942)

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Autor(es): dc.contributorVieira, Carlos Eduardo, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorCardozo, Camilla Cristina Zanquetta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84827-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo delinear o perfil das mulheres que fizeram parte do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação (ABE), a fim de compreender o papel feminino nos debates e nas ações relacionadas à educação brasileira na década de 1920. Fundada em 1924, na cidade do Rio de Janeiro, a ABE era composta por diversos profissionais interessados no campo da educação. Defendiam um projeto nacional que elevasse o Brasil aos moldes dos países considerados, por estes intelectuais, como modernos e desenvolvidos, sensibilizando a população brasileira para a questão educacional que, segundo a interpretação desses atores, se encontrava secundarizada pelos sucessivos governos, do Império à República. Metodologicamente, empregaremos a pesquisa histórica, tendo como horizonte o tratamento prosopográfico, que visa a produção de biografias coletivas, identificando aspectos em comum ao grupo dirigente da ABE, de modo a compreendê-las como parte da elite intelectual. A análise se dará a partir das suas origens sociais, processos de formação, atuações profissionais, trajetórias políticas, crenças e ideologias que defendiam, além das redes de sociabilidade que essas intelectuais, envolvidas com a criação e consolidação da ABE, estabeleceram com outras figuras públicas. As fontes da pesquisa foram os arquivos da associação, considerando o estatuto de criação, as atas do Conselho Diretor, bem como as teses apresentadas nas Conferências Nacionais de Educação (CNEs). O conceito de intelectual, entendido como agente engajado em causas cívicas, teve função heurística importante nesse estudo. Analisando o perfil de 12 mulheres que compuseram o Conselho Diretor da ABE, entre 1924 e 1942, é possível verificar posicionamentos, crenças e projetos que revelam traços em comum, mas também diversidade. Não obstante, apesar das diferenças, compartilhavam o entendimento de que somente por meio da educação os problemas do Brasil seriam sanados, promovendo o progresso social e econômico. Para além do púlpito da ABE, estas intelectuais ocuparam diferentes espaços de projeção social, em uma época que estes lugares eram majoritariamente ocupados por homens-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research aims to seeking to describe the profile of women that were members of the directive council of the Brazilian Association of Education (ABE), in order to understand the female role in the debates and actions concerning the Brazilian education in the 1920s. Founded in 1924, in Rio de Janeiro City, the ABE was composed by a diversity of professionals interested in the field of education. They defended a national project that rise Brazil to the patterns of countries who were considered modern and developed by these intellectuals, sensitizing the Brazilian population to the educational issue, which hadn't been prioritized by successive governments since the Empire until the Republic, according these intellectuals. Methodologically we use the historical research grounded in the prosopographic handling, which aims to product collective biographies, identifying common aspects in the steering group of ABE. The analysis will be done from the social origins, educational, occupational and political background, beliefs and ideology defended, besides sociability networks built with another public figures, by the intellectual women that participated of the ABE creation and consolidation. The research sources used were the association files, more specifically the statute of founding, the steering council minutes, and the thesis presented in the National Education Conferences (CNEs). The concept of intellectual, understood as an actor engaged in civic causes, had important heuristic role in this study. Analyzing the profiles of 12 women that had composed the steering council of ABE, between the years from 1924 to 1942, is possible to observe the standpoints, beliefs and projects that show similarities, but some differences too. However, in spite of the differences, these intellectuals shared the comprehension that just through the education would be possible to solve the problems of Brazil, promoting the social and economic development. Beyond the acting in ABE, these intellectual women occupied different social important places, at the time that these places were mostly occupied by men-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAssociação Brasileira de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Brasil-
Título: dc.titleLugar de visibilidade : mulheres no conselho diretor da Associação Brasileira de Educação (1924-1942)-
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