Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Bianca Pfeifer de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84812 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho discorre sobre a formação continuada de professores desenvolvida pelo Projeto de Extensão Nenhum(a) a Menos na Escola, por meio da análise das ações planejadas e executadas em uma escola municipal do munícipio de Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Com base nisso, também são apresentados os temas abordados no Projeto, como Equidade, Escola Justa e Democrática, Direito à Educação, e Desigualdades Extra e Intraescolares, além de análise da trajetória e importância da formação inicial e continuada de professores no Brasil. Como metodologia de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise de referenciais teóricos e de documentos legislativos e relativos ao Projeto. Os autores utilizados foram Dermeval Saviani (2009), Leda Scheibe (2008), Leonor Maria Tanuri (2000), Brzezinski (2011), Gonçalves, Mota e Anadon (2020) e Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barretto (2009) que em seus textos abordam o percurso da formação inicial e continuada no Brasil, e François Dubet (2004), Marcel Crahay (2013), Romualdo Portela de Oliveira (2013), Romualdo Portela de Oliveira e Gilda Cardoso de Araujo (2005) e Maria Teresa Esteban (2002) que tratam a respeito dos temas debatidos e aprofundados durante as ações de formação do Nenhum(a) a Menos na Escola. Como conclusão, destacamos a importância da formação continuada de professores realizada pelo Projeto como uma forma de refletir a prática do dia a dia e pensar novas formas de agir e de ensinar sem deixar nenhum(a) aluno(a) para trás. Além de tais espaços serem importantes para o diálogo e o compartilhamento de ideias | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study discusses the continuing education of teachers developed by the Extension Project Nenhum(a) a Menos na Escola, through the analysis of the actions planned and executed in a municipal school in the municipality of Pinhais, metropolitan region of Curitiba. Based on this, the themes addressed in the Project are also presented, such as Equity, Fair and Democratic School, Right to Education, and Extra and Intra School Inequalities, as well as an analysis of the trajectory and importance of initial and continued teacher training in Brazil. The research methodology used was bibliographic research and the analysis of theoretical references and legislative and project-related documents. The authors used were Dermeval Saviani (2009), Leda Scheibe (2008), Leonor Maria Tanuri (2000), Brzezinski (2011), Gonçalves, Mota and Anadon (2020) and Bernadete Angelina Gatti and Elba Siqueira de Sá Barretto (2009), who address the course of initial and continuing education in Brazil, and François Dubet (2004), Marcel Crahay (2013), Romualdo Portela de Oliveira (2013), Romualdo Portela de Oliveira e Gilda Cardoso de Araujo (2005), and Maria Teresa Esteban (2002) who deal with the themes discussed and deepened during the training actions of Nenhum(a) a Menos na Escola. In conclusion, we highlight the importance of the continuing education of teachers carried out by the Project as a way to reflect on the daily practice and think new ways of acting and teaching without leaving any student behind. Besides the fact that such spaces are important for the dialog and sharing of ideas | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação - Pinhais (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de extensao (Ensino superior) | - |
Título: dc.title | A formação continuada de professores em escolas do município de Pinhais : o projeto de extensão nenhum(a) a menos na escola (2018-2020) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: