A formação continuada de professores em escolas do município de Pinhais : o projeto de extensão nenhum(a) a menos na escola (2018-2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Bianca Pfeifer de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84812-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho discorre sobre a formação continuada de professores desenvolvida pelo Projeto de Extensão Nenhum(a) a Menos na Escola, por meio da análise das ações planejadas e executadas em uma escola municipal do munícipio de Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Com base nisso, também são apresentados os temas abordados no Projeto, como Equidade, Escola Justa e Democrática, Direito à Educação, e Desigualdades Extra e Intraescolares, além de análise da trajetória e importância da formação inicial e continuada de professores no Brasil. Como metodologia de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise de referenciais teóricos e de documentos legislativos e relativos ao Projeto. Os autores utilizados foram Dermeval Saviani (2009), Leda Scheibe (2008), Leonor Maria Tanuri (2000), Brzezinski (2011), Gonçalves, Mota e Anadon (2020) e Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barretto (2009) que em seus textos abordam o percurso da formação inicial e continuada no Brasil, e François Dubet (2004), Marcel Crahay (2013), Romualdo Portela de Oliveira (2013), Romualdo Portela de Oliveira e Gilda Cardoso de Araujo (2005) e Maria Teresa Esteban (2002) que tratam a respeito dos temas debatidos e aprofundados durante as ações de formação do Nenhum(a) a Menos na Escola. Como conclusão, destacamos a importância da formação continuada de professores realizada pelo Projeto como uma forma de refletir a prática do dia a dia e pensar novas formas de agir e de ensinar sem deixar nenhum(a) aluno(a) para trás. Além de tais espaços serem importantes para o diálogo e o compartilhamento de ideias-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This study discusses the continuing education of teachers developed by the Extension Project Nenhum(a) a Menos na Escola, through the analysis of the actions planned and executed in a municipal school in the municipality of Pinhais, metropolitan region of Curitiba. Based on this, the themes addressed in the Project are also presented, such as Equity, Fair and Democratic School, Right to Education, and Extra and Intra School Inequalities, as well as an analysis of the trajectory and importance of initial and continued teacher training in Brazil. The research methodology used was bibliographic research and the analysis of theoretical references and legislative and project-related documents. The authors used were Dermeval Saviani (2009), Leda Scheibe (2008), Leonor Maria Tanuri (2000), Brzezinski (2011), Gonçalves, Mota and Anadon (2020) and Bernadete Angelina Gatti and Elba Siqueira de Sá Barretto (2009), who address the course of initial and continuing education in Brazil, and François Dubet (2004), Marcel Crahay (2013), Romualdo Portela de Oliveira (2013), Romualdo Portela de Oliveira e Gilda Cardoso de Araujo (2005), and Maria Teresa Esteban (2002) who deal with the themes discussed and deepened during the training actions of Nenhum(a) a Menos na Escola. In conclusion, we highlight the importance of the continuing education of teachers carried out by the Project as a way to reflect on the daily practice and think new ways of acting and teaching without leaving any student behind. Besides the fact that such spaces are important for the dialog and sharing of ideas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Pinhais (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de extensao (Ensino superior)-
Título: dc.titleA formação continuada de professores em escolas do município de Pinhais : o projeto de extensão nenhum(a) a menos na escola (2018-2020)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.