Pedagogia e pedagogos(as) : o esboço de uma identidade

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Autor(es): dc.contributorBaiersdorf, Márcia, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorLuz, Bernardo Holub da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84801-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Márcia Baiersdorf de Araújo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho realizou um levantamento das políticas públicas implementadas para regular o curso de Pedagogia no Brasil e identificar o perfil profissional desta graduação. A legislação educacional e outras fontes documentais balizam o percurso de abordagem qualitativa. É descrito um panorama dos principais aspectos sociais, políticos e econômicos de cada período no país, iniciado a partir da expansão universitária brasileira. A revisão bibliográfica dedicada aos estudos já realizados neste sentido indica as propostas e as reformas educacionais implementadas no ensino superior, especialmente as que abrangem a Pedagogia. Outra fonte de análise é apresentada com base nas disposições regulatórias que fixou os currículos deste curso, além dos marcos legais nacionais reguladores da profissão do(a) pedagogo(a). Sob esta perspectiva, é elaborada a relação dos fundamentos elencados nas diferentes composições do curso de Pedagogia e a concepção profissional a elas correspondentes, no que diz respeito aos principais projetos educativos instituídos nesta graduação, com vistas a qualificar suas identidades. O retrato encontrado por este histórico caracteriza o gradativo perecimento da Pedagogia e dos(as) pedagogos(as), em razão da prevalente formação docente-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present study carried out a survey of the public policies implemented to regulate the Pedagogy course in Brazil and identify the professional profile of this graduation. Educational legislation and other documental sources guide the path of a qualitative approach. An overview of the main social, political and economic aspects of each period in the country is described, starting from the Brazilian university expansion. The bibliographical review dedicated to studies already carried out in this regard indicate the proposals and educational reforms implemented in higher education, especially those that cover Pedagogy. Another source of analysis is presented based on the regulatory provisions that established the curricula for this course, in addition to the national legal frameworks that regulate the teaching profession. From this perspective, the list of foundations listed in the different compositions of the Pedagogy course and the corresponding professional conception is elaborated, with regard to the main educational projects instituted in this graduation, with a view to qualifying their identities. The picture found by this history characterizes the gradual perishing of Pedagogy and pedagogues, due to the prevailing teacher training-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - Formação-
Título: dc.titlePedagogia e pedagogos(as) : o esboço de uma identidade-
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