Aprendizagem das artes manuais por meio das mídias sociais : possibilidades para a educação não escolar feminina durante a pandemia da covid-19

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Autor(es): dc.contributorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gabrielle Lisboa Ramires-
Autor(es): dc.creatorPaula, Barbara Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84800-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84800-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª.Andrea Bezerra Cordeiro-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho apresenta um estudo sobre a aprendizagem das artes manuais, especificamente o bordado, por meio das mídias sociais e suas possibilidades para a sobrevivência feminina durante a pandemia da COVID-19, em 2020 e 2021. O objetivo desta pesquisa é entender de que forma a aprendizagem não formal das artes manuais através da internet durante a pandemia impactou a vida de um grupo de mulheres. Para isso, será feito uma pesquisa bibliográfica sobre a trajetória histórica das mulheres com as artes manuais, um estudo das metodologias de ensino usadas pelo canal "Clube do Bordado" no YouTube com base, principalmente, na teoria de Paulo Freire e Maria da Glória Gohn e análise de questionário aplicado às mulheres pertencentes ao grupo "Bordetes do Clube do Bordado" no Facebook. A partir das análises verificamos que o ensino não formal do bordado nas mídias sociais impactou positivamente a vida de muitas mulheres durante a pandemia, principalmente como apoio emocional, mas também como forma de sobrevivência financeira-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This paper presents a study on the learning of manual arts specifically embroidery through social media and its possibilities for female survival during the COVID-19 pandemic, in 2020 and 2021. The aim of this research is to understand how the non-formal learning of manual arts through the internet during the pandemic impacted the lives of a group of women. For this, a bibliographical research on the historical trajectory of women with the manual arts, a study of the teaching methodologies used by the "Clube do Bordado" channel on YouTube based mainly on the theory of Paulo Freire and Maria da Glória Gohn, and analysis of a questionnaire applied to participants of the group "Bordetes do Clube do Bordado" on Facebook will be done. From the analyzes we verified that the non-formal teaching of embroidery on social media positively impacted the lives of many women during the pandemic, mainly as emotional support, but also as a way of financial survival-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectArtesanato-
Palavras-chave: dc.subjectBordado-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInternet - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Título: dc.titleAprendizagem das artes manuais por meio das mídias sociais : possibilidades para a educação não escolar feminina durante a pandemia da covid-19-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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