
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Andrea Bezerra, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Motta, Gabrielle Lisboa Ramires | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Barbara Ferreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84800 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84800 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª.Andrea Bezerra Cordeiro | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho apresenta um estudo sobre a aprendizagem das artes manuais, especificamente o bordado, por meio das mídias sociais e suas possibilidades para a sobrevivência feminina durante a pandemia da COVID-19, em 2020 e 2021. O objetivo desta pesquisa é entender de que forma a aprendizagem não formal das artes manuais através da internet durante a pandemia impactou a vida de um grupo de mulheres. Para isso, será feito uma pesquisa bibliográfica sobre a trajetória histórica das mulheres com as artes manuais, um estudo das metodologias de ensino usadas pelo canal "Clube do Bordado" no YouTube com base, principalmente, na teoria de Paulo Freire e Maria da Glória Gohn e análise de questionário aplicado às mulheres pertencentes ao grupo "Bordetes do Clube do Bordado" no Facebook. A partir das análises verificamos que o ensino não formal do bordado nas mídias sociais impactou positivamente a vida de muitas mulheres durante a pandemia, principalmente como apoio emocional, mas também como forma de sobrevivência financeira | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper presents a study on the learning of manual arts specifically embroidery through social media and its possibilities for female survival during the COVID-19 pandemic, in 2020 and 2021. The aim of this research is to understand how the non-formal learning of manual arts through the internet during the pandemic impacted the lives of a group of women. For this, a bibliographical research on the historical trajectory of women with the manual arts, a study of the teaching methodologies used by the "Clube do Bordado" channel on YouTube based mainly on the theory of Paulo Freire and Maria da Glória Gohn, and analysis of a questionnaire applied to participants of the group "Bordetes do Clube do Bordado" on Facebook will be done. From the analyzes we verified that the non-formal teaching of embroidery on social media positively impacted the lives of many women during the pandemic, mainly as emotional support, but also as a way of financial survival | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artesanato | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bordado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Título: dc.title | Aprendizagem das artes manuais por meio das mídias sociais : possibilidades para a educação não escolar feminina durante a pandemia da covid-19 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: