Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Janyelle Tamaio | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ariadne do Socorro Piedade dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84799 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Noela Invernizzi | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, complementada com análise de alguns documentos e notícias, sobre quais foram os principais desafios e dificuldades enfrentados por alunos e professores da educação básica no Brasil durante a pandemia. Com o distanciamento social como medida de prevenção e combate da pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-19, a educação passou a ser realizada de forma remota durante mais de um ano e meio em todas as etapas e modalidades de ensino. Se, por um lado, o ensino remoto foi um meio necessário para dar continuidade aos estudos, garantir direitos e diminuir os danos e tensões causados pela pandemia, por outro, a implementação repentina desta modalidade num cenário social caracterizado pela desigualdade gerou inúmeros desafios para professores e alunos. A partir da análise da literatura publicada entre março de 2020 e novembro de 2021, esta pesquisa examina as principais temáticas discutidas sobre o ensino remoto, quais sejam: a natureza do ensino remoto; o trabalho docente nesse contexto, envolvendo os desafios para a organização do trabalho docente e as demandas de capacitação postas pela mediação digital; e as dificuldades enfrentadas pelos alunos remotos, tanto de acesso à educação nesta modalidade como os desafios da aprendizagem. A literatura revisada foi selecionada a partir de uma busca nos portais Scielo e Google Acadêmico, utilizando um conjunto de descritores pré-definidos. Os resultados evidenciam que a modalidade de ensino remoto apresentou um conjunto de dificuldades pedagógicas, ocasionando impactos tanto na educação de crianças e adolescentes como nas atividades profissionais dos docentes | - |
Descrição: dc.description | Abstract : EDUCATION DURING THE PANDEMIC: CHALLENGES FOR TEACHERS AND STUDENTSThis work consists of a bibliographical review, complemented with an analysis of some documents and news, about the main challenges and difficulties faced by students and teachers at the basic education level in Brazil during the pandemic. With social distancing taken as a measure to prevent and combat the spread of the Sars-Cov-19 pandemic, education was carried out remotely for more than a year and a half at all education levels and teaching modalities. If, on the one hand, remote teaching was a necessary means for studies to continue, guaranteeing rights and reducing the damage and tensions caused by the pandemic, on the other hand, the sudden implementation of this modality in a social scenario characterized by inequality generated numerous challenges for teachers and students. Based on a review of the literature published between March 2020 and November 2021, this research examines the main themes discussed about remote learning, namely: a) the nature of remote learning; b) the teaching work in this context, involving the challenges for the organization of teachers’ work and the demands for training posed by digital mediation; and c) the difficulties faced by remote students, both in terms of accessing remote education and the new learning challenges. The literature was selected from a search on Scielo and Google Academic portals using a set of predefined descriptors. The results show that remote teaching presented a set of pedagogical difficulties, causing impacts both on the education of children and adolescents and on the professional activities of teachers | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
Título: dc.title | Educar na pandemia : desafios para docentes e estudantes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: