O que tem na biblioteca das instituições de educação infantil? : investigações sobre a literatura infantil e a temática ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPont, Karina Rousseng Dal, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ane Raquel Laaf dos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Ana Beatriz Dias Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84795-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profº Doutora Karina Rousseng Dal Pont-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho de conclusão do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná investigou o acervo das bibliotecas de duas Instituições de Educação Infantil e buscou refletir acerca dos livros de Literatura Infantil com a Temática Ambiental presentes nesses espaços. Essa pesquisa nasce das diversas inquietações sobre a importância de cultivarmos a relação das crianças com a natureza, fomentada por trabalharmos em escolas que prezam por essa relação, e pela falta de contato com esse tema durante a graduação. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou para a produção de dados, a pesquisa em campo, e breves análises dos livros das Instituições que tratavam sobre a Temática Ambiental. Essas ferramentas de pesquisa foram essenciais para pensar como esses materiais podem servir como um caminho pedagógico para aproximar as crianças da relação com a natureza e para percebermos como essas Instituições abordam essa temática-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present undergraduate thesis from the pedagogy program of the Federal University of Paraná underwent a search through the collection of libraries from two Child Education institutions and sought to reflect upon the child literature books with a natural environment theme present in these spaces. This research comes to life upon the numerous concerns about the importance of cultivating the relationship of kids with nature, fostered by the work approached by the institutions that we work and by the lack of contact with the present theme during graduation. This qualitative research, used data from field research and brief analisis from books of the institutions contemplating the environment theme. These research tools were essential to think about how these materials might serve as a way to narrow the relation between childs and nature and to realize how these institutions approach this theme. Keyword: Library. Environmental Theme. Children 's Literature. Relationship with Nature-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente e crianças-
Título: dc.titleO que tem na biblioteca das instituições de educação infantil? : investigações sobre a literatura infantil e a temática ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.