O papel do coordenador administrativo na rede municipal de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho-
Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de-
Autor(es): dc.creatorPerszel, Márcia Elena Ridao Valentim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:46:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:46:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84794-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçaol, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho teve o objetivo de compreender o papel de coordenador administrativo na Rede Municipal de Curitiba. Fez-se inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o conceito de gestão escolar e enfatizou-se o projeto político-pedagógico, tratou-se da democratização da gestão com destaque da descentralização e gestão escolar local, da gestão democrática e da gestão com a participação comunitária, buscando a descentralização administrativa. No segundo capítulo foi explicitada a pesquisa propriamente dita, com a apresentação da metodologia de pesquisa descritiva e exploratória, que utilizou o questionário para pesquisar a opinião dos coordenadores administrativos municipais de Curitiba. Como resultados mais expressivos, constatou-se que a maioria dos coordenadores administrativos tem curso superior, possuem entre 11 e 20 anos de serviço na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, têm entre 31 e 40 anos de idade e conhecem pouco a estrutura administrativa da Rede de Ensino. Além disso, muitos se consideravam motivados, mas um tanto deles sentiam-se meros substitutos de diretores ou vices, declarando-se sobrecarregados e com necessidade de passar a se preocupar mais com ações pedagógicas. Ao final foram feitos comentários e recomendações.-
Formato: dc.format46f.-
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Palavras-chave: dc.subjectAdministradores escolares - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleO papel do coordenador administrativo na rede municipal de Curitiba-
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