Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Liblik, Ana Maria Petraitis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Mancini, Amanda Bianca Monferino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84790 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84790 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Dra. Ana Maria Petraitis Liblik | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : No presente trabalho buscamos explicar a Metodologia de ensino Estudo Dirigido. O contexto que tivemos em mente foi o1º ano em turma de Alfabetização pensado no município de Curitiba. Fizemos uma pesquisa qualitativa de Estado da Arte para delinear a história dessa Metodologia. Logo depois, as bases psicológicas de Piaget e a Alfabetização/Literacia que compreendemos foram o foco, já que ambas fundamentam o estudo teórico. Posteriormente, levantamos as possibilidades de práticas do ED (Estudo Dirigido) objetivando que os estudantes chegassem a autonomia intelectual de acordo com a etapa. Durante essas etapas e passos foram pensando com o objetivo de ser também um material de estudo a pedagogos que busquem conhecer e planejar o ED, inspirando-se nas características principais. Concluímos que o sucesso do ED majoritariamente depende do planejamento do professor e orientador educacional, assim possibilitando a autonomia estudantil na medida que os estudantes leem e escrevem. No futuro pretendemos continuar o estudo reunindo constatações práticas através de um Estudo de Caso | - |
Descrição: dc.description | Abstract : In the present work we seek to explain the Teaching Methodology Directed Study. The context we had in mind was the 1st year in literacy class thought in the city of Curitiba. We did a qualitative state of the art research to outline the history of this Methodology. Soon after, piaget's psychological bases and literacy/literacy were the focus, since both are based on the theoretical study. Subsequently, we raised the possibilities of practices of the ED (Directed Study) aiming that the students reached the intellectual autonomy according to the stage. During these stages and steps were thinking with the objective of being also a study material to pedagogues who seek to know and plan the ED, drawing inspiration from the main characteristics. We conclude that the success of the ED mostly depends on the planning of the teacher and educational advisor, thus enabling student autonomy as students read and write. In the future we intend to continue the study by gathering practical findings through a Case Study | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo dirigido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Metodologia | - |
Título: dc.title | O estudo dirigido como metodologia de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: