O estudo dirigido como metodologia de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLiblik, Ana Maria Petraitis-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMancini, Amanda Bianca Monferino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:57:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:57:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84790-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Ana Maria Petraitis Liblik-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No presente trabalho buscamos explicar a Metodologia de ensino Estudo Dirigido. O contexto que tivemos em mente foi o1º ano em turma de Alfabetização pensado no município de Curitiba. Fizemos uma pesquisa qualitativa de Estado da Arte para delinear a história dessa Metodologia. Logo depois, as bases psicológicas de Piaget e a Alfabetização/Literacia que compreendemos foram o foco, já que ambas fundamentam o estudo teórico. Posteriormente, levantamos as possibilidades de práticas do ED (Estudo Dirigido) objetivando que os estudantes chegassem a autonomia intelectual de acordo com a etapa. Durante essas etapas e passos foram pensando com o objetivo de ser também um material de estudo a pedagogos que busquem conhecer e planejar o ED, inspirando-se nas características principais. Concluímos que o sucesso do ED majoritariamente depende do planejamento do professor e orientador educacional, assim possibilitando a autonomia estudantil na medida que os estudantes leem e escrevem. No futuro pretendemos continuar o estudo reunindo constatações práticas através de um Estudo de Caso-
Descrição: dc.descriptionAbstract : In the present work we seek to explain the Teaching Methodology Directed Study. The context we had in mind was the 1st year in literacy class thought in the city of Curitiba. We did a qualitative state of the art research to outline the history of this Methodology. Soon after, piaget's psychological bases and literacy/literacy were the focus, since both are based on the theoretical study. Subsequently, we raised the possibilities of practices of the ED (Directed Study) aiming that the students reached the intellectual autonomy according to the stage. During these stages and steps were thinking with the objective of being also a study material to pedagogues who seek to know and plan the ED, drawing inspiration from the main characteristics. We conclude that the success of the ED mostly depends on the planning of the teacher and educational advisor, thus enabling student autonomy as students read and write. In the future we intend to continue the study by gathering practical findings through a Case Study-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo dirigido-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Metodologia-
Título: dc.titleO estudo dirigido como metodologia de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.