A educação infantil e a formação de hábitos alimentares saudáveis : uma revisão integratica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuf, Dulce Dirclair, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorVelloso, Manoela Knaut-
Autor(es): dc.creatorRoncaglio, Alessandra Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:26:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:26:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84778-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84778-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Dulce Dirclair Huf Bais-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho versa sobre a formação de hábitos alimentares saudáveis na educação infantil, a partir da Educação Alimentar e Nutricional, como estratégia para a promoção da saúde e prevenção de doenças, o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e os seus impactos ao longo da vida. O objetivo geral do estudo foi analisar, no decurso da educação infantil, a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para sua manutenção ao longo da vida e contemplar como a Educação Alimentar e Nutricional é elaborada e executada, sob a perspectiva pedagógica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a revisão integrativa de literatura, seguindo os seguintes passos: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura; coleta de dados; análise crítica dos estudos selecionados; discussão dos resultados; e, apresentação da revisão integrativa. Foram selecionados 12 artigos referentes ao tema, divididos entre as categorias: práticas e percepções sobre a alimentação saudável entre professores da educação infantil e profissionais docentes, estudos teóricos relacionados à Educação Alimentar e Nutricional e relatos de intervenção com alunos da educação infantil. Os resultados apontam que as atividades desenvolvidas dentro do ambiente escolar resultaram na melhoria das práticas alimentares das crianças, afirmando a efetividade das ações da Educação Alimentar e Nutricional como parâmetro de promoção de hábitos alimentares saudáveis na educação infantil. Apesar dos resultados positivos, notou-se que a abordagem da Educação Alimentar e Nutricional se distanciou dos referenciais teóricos da educação infantil nos aspectos metodológicos e transversais. Foi identificada a inexistência de estudos de intervenção publicados em revistas científicas brasileiras da área de educação, indicando que a promoção da alimentação saudável nas escolas brasileiras apresenta um viés medicalizado e prescritivo, e constatou-se a necessidade de formação e capacitação de docentes para atuação no tema. Conclui-se que a educação infantil é etapa formativa importante para a construção de hábitos saudáveis de crianças; no entanto, políticas públicas são necessárias para capacitar os docentes que atuam com esta etapa de ensino para compreensão das múltiplas dimensões que envolvem a alimentação e a construção do hábito alimentar e a realização do trabalho pedagógico que inclua a Educação Alimentar e Nutricional de forma transversal e integradora-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectMerenda escolar-
Título: dc.titleA educação infantil e a formação de hábitos alimentares saudáveis : uma revisão integratica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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