Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Huf, Dulce Dirclair, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Velloso, Manoela Knaut | - |
Autor(es): dc.creator | Roncaglio, Alessandra Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84778 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84778 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Dulce Dirclair Huf Bais | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho versa sobre a formação de hábitos alimentares saudáveis na educação infantil, a partir da Educação Alimentar e Nutricional, como estratégia para a promoção da saúde e prevenção de doenças, o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e os seus impactos ao longo da vida. O objetivo geral do estudo foi analisar, no decurso da educação infantil, a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para sua manutenção ao longo da vida e contemplar como a Educação Alimentar e Nutricional é elaborada e executada, sob a perspectiva pedagógica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a revisão integrativa de literatura, seguindo os seguintes passos: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura; coleta de dados; análise crítica dos estudos selecionados; discussão dos resultados; e, apresentação da revisão integrativa. Foram selecionados 12 artigos referentes ao tema, divididos entre as categorias: práticas e percepções sobre a alimentação saudável entre professores da educação infantil e profissionais docentes, estudos teóricos relacionados à Educação Alimentar e Nutricional e relatos de intervenção com alunos da educação infantil. Os resultados apontam que as atividades desenvolvidas dentro do ambiente escolar resultaram na melhoria das práticas alimentares das crianças, afirmando a efetividade das ações da Educação Alimentar e Nutricional como parâmetro de promoção de hábitos alimentares saudáveis na educação infantil. Apesar dos resultados positivos, notou-se que a abordagem da Educação Alimentar e Nutricional se distanciou dos referenciais teóricos da educação infantil nos aspectos metodológicos e transversais. Foi identificada a inexistência de estudos de intervenção publicados em revistas científicas brasileiras da área de educação, indicando que a promoção da alimentação saudável nas escolas brasileiras apresenta um viés medicalizado e prescritivo, e constatou-se a necessidade de formação e capacitação de docentes para atuação no tema. Conclui-se que a educação infantil é etapa formativa importante para a construção de hábitos saudáveis de crianças; no entanto, políticas públicas são necessárias para capacitar os docentes que atuam com esta etapa de ensino para compreensão das múltiplas dimensões que envolvem a alimentação e a construção do hábito alimentar e a realização do trabalho pedagógico que inclua a Educação Alimentar e Nutricional de forma transversal e integradora | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos alimentares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Merenda escolar | - |
Título: dc.title | A educação infantil e a formação de hábitos alimentares saudáveis : uma revisão integratica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: