A oferta e o acesso à creche no município de Campo Largo

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Autor(es): dc.contributorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorElias, Agnes Tarcília-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84766-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrin Coutinho-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal, analisar a oferta e o acesso à creche no município de Campo Largo, no período de 2007 a 2020. Desdobram-se do objetivo principal, os seguintes objetivos específicos: compreender como a Educação Infantil foi estabelecida no município; analisar os dados educacionais referentes ao acesso e oferta à creche; analisar como se caracteriza a oferta da creche, com especial atenção a critérios da qualidade do atendimento, como acesso e formação dos/as profissionais. A metodologia de pesquisa utilizada para atender os objetivos foi do tipo mista, caracterizada pela utilização de dados estatísticos quantitativos, dentre eles número de matrículas, número de professoras e auxiliares, nível de escolaridade docente, número de CMEI, e qualitativos referentes à Educação Infantil do município de Campo Largo. Para compor as análises foram utilizados documentos e normativas legais que servem como base para subsidiar o trabalho pedagógico na Educação Infantil no Brasil e no município. A partir das análises dos dados estatísticos quantitativos e dos dados qualitativos, conclui-se que a oferta e o acesso à creche no município de Campo Largo cresceram substancialmente no período de 2007 a 2020, decorrente das lutas sociais pela creche, das mudanças de concepção da função da educação da infância, que contribuíram para a elaboração de legislações e políticas educacionais próprias para esta etapa. Concluiu-se também, que apenas possibilitar o acesso não é o suficiente para garantir os padrões mínimos de qualidade, é necessário que critérios de qualidade sejam atendidos como, por exemplo, o nível de formação dos educadores que trabalham com as crianças, condições de trabalho adequadas, entre outros critérios estabelecidos pelas normativas voltadas à Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The main objective of the present work was to analyze the offer and access to daycare centers in Campo Largo-PR, from 2007 to 2020. The specific objectives were: to understand how early childhood education was established in Campo Largo; analyze educational data for access and offer in day-care centers; analyze how the day-care center offer is characterized, with special attention to criteria of service quality, such as access and training of professionals. The methodology used to reach the objectives was the mixed type characterized by the use of quantitative,number of enrollments, number of teachers and assistants, level of teacher education, number of CMEI, etc, and qualitative statistical data relating to early childhood education in Campo Largo. Documents and regulations that serve as a basis to support the pedagogical work in early childhood education in Brazil and in Campo Largo were used to compose the analyses. With the analysis of quantitative statistical data and qualitative data, it can be concluded that the supply and access to day-care centers in Campo Largo grew significantly from 2007 to 2020, due to social struggles for day-care centers, changes in the conception of the early childhood education purpose, which contributed to development of legislation and educational policies for this stage. It was also concluded that just providing access is not enough to guarantee minimum quality standards, it is necessary that quality criteria are attended, for example, the training level of educators who work with children, appropriate working conditions, among other criteria established by the early childhood education regulations-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil - Campo Largo (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCreches - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleA oferta e o acesso à creche no município de Campo Largo-
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