
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sousa, Robson Simplicio de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira Junior, Admir Cesar de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:24:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:24:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84756 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84756 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Robson Simplicio de Sousa. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O ensino contemporâneo de ciências possui fundamentação na racionalidade técnica e instrumental. Esta tendência promove uma hiperconceitualização dos fenômenos de estudo das disciplinas da área de ciências em escolas, colégios e universidades, apresentando modelos abstratos supostamente prontos em detrimento das experiências multisensoriais de descrição e interpretação dos fenômenos da natureza, que antecedem a criação destes modelos. Isso tem sido chamado na filosofia contemporânea de reversão antológica. Uma das possibilidades apontadas na literatura para lidar com a reversão ontológica é a promoção das chamadas experiências estéticas, que podem ser entendidas como processos pré-cognitivos, relacionadas às experiências com o mundo e os fenômenos ontológicos que nele se mostram. Por estas características, elas envolvem dimensões fundamentais do próprio ser, tangendo preceitos éticos, sociopolíticos e as visões de mundo que guiam as interpretações dos fenômenos, que ocorrem a partir das percepções sensoriais. Neste sentido, a arte se mostra uma possível promotora de experiências estéticas, potencializando a sensibilidade ao experienciar do mundo. Neste ensaio, apresentamos a experiência de reconhecimento da escrita de poesias como uma possibilidade de promover experiências estéticas e desenvolver a sensibilidade aos fenômenos do mundo, o que se mostra um caminho ao enraizamento do ser. Este pode ser entendido como a retomada da conexão existencial entre a natureza e o ser, e da experiência dela como ponto de partida ontológico. As poesias foram escritas ao longo do ano de 2022 no projeto Licenciar Atelier Científico, da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Por fim, são discutidas possibilidades à educação em ciências trazidas pela escrita de poesias. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antologias - Poesia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Experiências | - |
| Título: dc.title | "Tornar-se T(t)erra": a experiência da escrita da poesia como possibilidade de enraizamento na educação em ciências | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: