"Tornar-se T(t)erra": a experiência da escrita da poesia como possibilidade de enraizamento na educação em ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Robson Simplicio de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorOliveira Junior, Admir Cesar de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:24:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:24:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84756-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84756-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Robson Simplicio de Sousa.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino contemporâneo de ciências possui fundamentação na racionalidade técnica e instrumental. Esta tendência promove uma hiperconceitualização dos fenômenos de estudo das disciplinas da área de ciências em escolas, colégios e universidades, apresentando modelos abstratos supostamente prontos em detrimento das experiências multisensoriais de descrição e interpretação dos fenômenos da natureza, que antecedem a criação destes modelos. Isso tem sido chamado na filosofia contemporânea de reversão antológica. Uma das possibilidades apontadas na literatura para lidar com a reversão ontológica é a promoção das chamadas experiências estéticas, que podem ser entendidas como processos pré-cognitivos, relacionadas às experiências com o mundo e os fenômenos ontológicos que nele se mostram. Por estas características, elas envolvem dimensões fundamentais do próprio ser, tangendo preceitos éticos, sociopolíticos e as visões de mundo que guiam as interpretações dos fenômenos, que ocorrem a partir das percepções sensoriais. Neste sentido, a arte se mostra uma possível promotora de experiências estéticas, potencializando a sensibilidade ao experienciar do mundo. Neste ensaio, apresentamos a experiência de reconhecimento da escrita de poesias como uma possibilidade de promover experiências estéticas e desenvolver a sensibilidade aos fenômenos do mundo, o que se mostra um caminho ao enraizamento do ser. Este pode ser entendido como a retomada da conexão existencial entre a natureza e o ser, e da experiência dela como ponto de partida ontológico. As poesias foram escritas ao longo do ano de 2022 no projeto Licenciar Atelier Científico, da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Por fim, são discutidas possibilidades à educação em ciências trazidas pela escrita de poesias.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAntologias - Poesia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Experiências-
Título: dc.title"Tornar-se T(t)erra": a experiência da escrita da poesia como possibilidade de enraizamento na educação em ciências-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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