Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Werle, Verônica, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Perretto, Greicy Kelyn | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84737 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84737 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Veronica Werle | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O protagonismo da criança é um tema ainda pouco estudado e, em experiência vivenciada por mim em duas escolas diferentes observei discrepâncias na metodologia de ensino e incentivo quanto à autonomia e protagonismo das crianças, sendo uma questão interessante a ser estudada. Além disso, o tema foi pouco aprofundado em minha formação, apesar da importância dessas características no desenvolvimento de um cidadão que seja capaz de assumir suas responsabilidades e tomar atitudes conscientes quanto a suas vontades e obrigações. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da área da Educação Física para a compreensão e efetivação do protagonismo dos estudantes. Isso foi realizado por meio da análise da produção teórica do Portal de Periódicos CAPES/MEC, com objetivos específicos de: a) identificar e compreender os conceitos e argumentos em relação ao protagonismo estudantil; b) identificar aspectos formais das publicações, incluindo autores, ano de publicação, sujeitos e metodologias e c) analisar os resultados dos estudos de modo a identificar possíveis contribuições da Educação Física para a promoção do protagonismo estudantil. A partir das 6 produções acadêmicas encontradas, podemos ver que os trabalhos que vêm sendo elaborados sobre o protagonismo estudantil na Educação Física têm mostrado análises e resultados promissores. Apesar do tema ter começado a ser abordado há pouco tempo, vem tendo uma constância nas publicações, o que mostra a força que o tema pode estar obtendo para ser mais estudado e aprofundado futuramente | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao física - Escolas | - |
Título: dc.title | Educação física e protagonismo dos sujeitos escolares : uma revisão sistemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: