Educação física e protagonismo dos sujeitos escolares : uma revisão sistemática

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Autor(es): dc.contributorWerle, Verônica, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorPerretto, Greicy Kelyn-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84737-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84737-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Veronica Werle-
Descrição: dc.descriptionCoorientador:-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O protagonismo da criança é um tema ainda pouco estudado e, em experiência vivenciada por mim em duas escolas diferentes observei discrepâncias na metodologia de ensino e incentivo quanto à autonomia e protagonismo das crianças, sendo uma questão interessante a ser estudada. Além disso, o tema foi pouco aprofundado em minha formação, apesar da importância dessas características no desenvolvimento de um cidadão que seja capaz de assumir suas responsabilidades e tomar atitudes conscientes quanto a suas vontades e obrigações. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da área da Educação Física para a compreensão e efetivação do protagonismo dos estudantes. Isso foi realizado por meio da análise da produção teórica do Portal de Periódicos CAPES/MEC, com objetivos específicos de: a) identificar e compreender os conceitos e argumentos em relação ao protagonismo estudantil; b) identificar aspectos formais das publicações, incluindo autores, ano de publicação, sujeitos e metodologias e c) analisar os resultados dos estudos de modo a identificar possíveis contribuições da Educação Física para a promoção do protagonismo estudantil. A partir das 6 produções acadêmicas encontradas, podemos ver que os trabalhos que vêm sendo elaborados sobre o protagonismo estudantil na Educação Física têm mostrado análises e resultados promissores. Apesar do tema ter começado a ser abordado há pouco tempo, vem tendo uma constância nas publicações, o que mostra a força que o tema pode estar obtendo para ser mais estudado e aprofundado futuramente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao física - Escolas-
Título: dc.titleEducação física e protagonismo dos sujeitos escolares : uma revisão sistemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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