
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Autor(es): dc.creator | Muhlbeier, Renata | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84680 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84680 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Dra. Lídia da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de analisar o evento Dia do Surdo do Núcleo de Ensino de Libras (NEL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que foi realizado no dia 24 de setembro de 2022. Para tanto, parte dos pressupostos teóricos da perspectiva intercultural apresentada por Lopes (2022) para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para ouvintes e analisa o evento por meio de uma metodologia de observação participante. Os resultados são relatados desde a constituição da comissão organizadora até as atividades ocorridas por ocasião da comemoração, propriamente dita. A análise demonstra que os seguintes aspectos da interculturalidade foram presentes na realização do evento do Dia do Surdo (NEL/UFPR) em 2022: a digressão cultural, assimilador cultural, cápsula cultural, cluster cultural, culturograma, incidente crítico, indicação de correlações entre a cultura e língua, cultomix e a minipeça teatral. A técnica do microtexto, também apontada por Lopes (2022) como parte da interculturalidade, não foi identificada durante a observação e participação no evento Dia do Surdo (NEL/UFPR). O trabalho conclui que esse tipo de realização comemorativa colabora com a abordagem intercultural | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Título: dc.title | A interculturalidade e a Libras : análise do evento Dia do Surdo (NEL/UFPR) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: