Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Andrea Francine | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Quadro, Silvio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84662 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84662 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Ândrea Francine Batista | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa feita durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza na Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. O tema que discutimos neste trabalho é sobre as abelhas sem ferrão (Ei ete'i) encontradas na Terra Indígena Araça'í, uma Tekoa Guarani Mbyá localizada no município de Piraquara (Paraná). Para a cultura Guarani Mbyá o mel das abelhas é sagrado e o conhecimento sobre elas vem de nossos antepassados. É usado como alimento, em nossos rituais de cura, e também em nossos artesanatos. As abelhas e seu mel ajudaram os Guaranis em sua trajetória de resistência, elas dependem das florestas em pé e da biodiversidade. As abelhas nativas fazem parte da vida e da cultura do povo Guarani Mbyá. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (38 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abelhas sem ferrão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indios Guarani Mbiá - Religião e mitologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade - Conservação - Paraná | - |
Título: dc.title | Ei ete'i : as abelhas sem ferrão na terra indígena Araça'í | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: