
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Andrea Francine | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Neuza da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84660 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84660 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Andrea Francine Batista | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, que teve como objetivo relatar a importância da resistência indígena em nosso país a partir da trajetória da Tekoa Araça’i, localizada em Piraquara no estado do Paraná. O trabalho abrange as várias dimensões que envolvem a Tekoa Araça’I visando relatar sua história, sua cultura, sua língua e tradições, seu artesanato, agricultura e cerimonias. A escrita deste trabalho teve também como expectativa a produção de um material que pudesse servir de apoio didático para ser compartilhado com a comunidade escolar indígena e não-indígena, e também com comunidade da Tekoa Araça’I. Ao realizar esse trabalho procurei descrever como vivem, suas tradições e sua cultura a partir de uma pesquisade campo feita com os moradores mais antigos e com os jovens, a partir da leitura detextos e pesquisas na internet, e do registro de fotos com o objetivo de visualizar momentos da Tekoa | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (79 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios Guarani Mbiá | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte indigena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - Usos e costumes | - |
| Título: dc.title | Tekoa araça'í : território mbyá guarani | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: