O sistema agroflorestal para o ensino de ciências da natureza nas escolas do campo : uma experiência na escola popular Rosa Luxemburgo, Agudos (SP)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Andrea Francine-
Autor(es): dc.contributorPereira, Denise Aparecida Lima, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorAnhaia, Fabiana Barboza Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84655-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ândrea Francine Batista-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Denise Aparecida Lima Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre as práticas de ensino da Escola Rosa Luxemburgo, município de Agudos (SP), a partir dos princípios da educação do campo e da agroecologia no marco do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico (ETIM) realizado entre 2019 e 2021. Nesta escola, a implantação e manejo de um sistema agroflorestal tem por objetivo ser um espaço pedagógico para os vários cursos realizados na escola principalmente os de formação profissional de técnicos em agroecologia e cooperativismo, possibilitando o ensino das ciências da natureza a partir da práxis. A Escola de Educação Popular Rosa Luxemburgo, localizada no assentamento de reforma agrária do Movimento Sem Terra (MST) Rosa Luxemburgo, atende os sujeitos do campo a partir de sua realidade concreta, e busca construir conhecimentos relacionando a trajetória da luta pela terra, por igualdade social e a construção de uma nova matriz produtiva que respeite a biodiversidade. Transformar o modelo hegemônico capitalista do agronegócio para uma terra livre de veneno é também reestabelecer as relações entre ser humano e natureza, é parte da construção de uma nova sociedade, e, a educação popular do campo tem um papel fundamental neste processo.-
Formato: dc.format1 recurso online (68 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos sem terra - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectComunismo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleO sistema agroflorestal para o ensino de ciências da natureza nas escolas do campo : uma experiência na escola popular Rosa Luxemburgo, Agudos (SP)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.