Agroecologia na formação de seres humanos : uma reflexão a partir da licenciatura em educação do campo da UFPR Litoral

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Andrea Francine-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorLempek, Ana Elisabeth Cortesi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84652-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Andrea Francine Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho traz uma crítica ao sistema hegemônico, de como este distancia o ser humano de si mesmo e da natureza, apresentando uma perspectiva diferente da tradicional para a educação, através da Educação do Campo e sua relação com a agroecologia. O campo da pesquisa foi o Curso de Licenciatura de Educação do Campo (LECAMPO) da UFPR Litoral e a própria trajetória da estudante. Por ser um curso de formação de educadores em Ciências da Natureza, ele traça o diálogo com a agroecologia a partir das Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na busca de levar uma aproximação do conteúdo com a realidade em que vive o estudante e também construir uma percepção da importância de ter uma relação saudável com o meio onde se vive (pessoas e natureza). Então a pesquisa tem o objetivo de identificar as influências que esta formação tem sobre a forma como os sujeitos envolvidos compreendem a temática. Através de uma pesquisa participante que traça um diálogo constante entre prática e teoria, encontra-se na teoria a profundidade para compreensão sobre a prática da vivência da estudante. Por meio da realização de um questionário, identificou-se como os estudantes e educadores deste curso percebem as possibilidades de construir este diálogo dentro das disciplinas de Ciências Naturais e a importância que a agroecologia tem para uma relação mais equilibrada com o mundo e a vida. Percebe-se assim, que o curso conseguiu em sua caminhada despertar esse olhar quase como um todo, mas que pode encontrar caminhos que aproximem ainda mais este diálogo das ciências da natureza com a agroecologia.-
Formato: dc.format1 recurso online (51 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectConservação da natureza-
Título: dc.titleAgroecologia na formação de seres humanos : uma reflexão a partir da licenciatura em educação do campo da UFPR Litoral-
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