Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, André Nogueira, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Julio Cesar Venancio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84640 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84640 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. André Nogueira Xavier | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho é baseado na pesquisa de Zimmer (2000 [1989]), na qual se analisou a variação de registro na língua de sinais americana, ASL (do inglês American Sign Language). A autora pesquisou as variações fonológicas, morfológicas, lexicais e sintáticas em três vídeos de um mesmo sinalizante surdo nativo de ASL. Esses vídeos contêm sinalizações em diferentes situações comunicativas: uma aula universitária, uma conversa com pequeno grupo e, por último, uma entrevista de televisão. Considerando que não há pesquisas nesta área sobre a libras, este trabalho objetiva replicar o estudo de Zimmer (2000[1989]), mas focando nos aspectos fonológicos, a saber, ocorrência de assimilação, perseveração e troca de dominância, além da frequência do uso da soletração manual. Para a análise desses aspectos, utilizei três vídeos disponibilizados por um sinalizante surdo no YouTube no qual ele mesmo aparece sinalizando em três situações comunicativas diferentes. Precisamente, um desses vídeos é uma aula gravada em estúdio, o segundo é uma aula gravada na presença de alunos e o terceiro é um relato pessoal. Eu analisei esses três vídeos por meio do software ELAN, que me permitiu criar trilhas e fazer as transcrições dos três vídeos por glosa, além das anotações criadas para cada categoria de análise. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram a ocorrência de variação fonológica intra-sujeito, ou seja, a variação na sinalização de um mesmo sinalizante, uma vez que a assimilação, por exemplo, apresentou maior frequência no vídeo do relato pessoal. Já a perseveração e a troca de dominância foram mais frequentes no vídeo da aula com alunos. Por fim, o uso da soletração manual ocorreu em maior quantidade na aula gravada sem alunos | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work is based on Zimmer’s (2000 [1989]) research, in which register variation in American Sign Language (ASL) was analyzed. The author researched phonological, morphological, lexical and syntactic variations in three videos of the same native ASL deaf signer. These videos contain signings in different communicative situations: a lecture, a small group conversation, and finally a television interview. Considering that there is no research on Libras in this field, this work aims to replicate the study by Zimmer (2000[1989]), but, unlike her, will focus on the phonological aspects, namely, the occurrence of assimilation, perseveration and dominance shift, in addition to the frequency of the use of fingerspelling. For this, I analyzed three videos made available by a deaf signer on YouTube, who himself is featured signing in different communicative situations. One of these videos is a lecture recorded in a studio, the second is a lecture recorded in the presence of students and the third is a personal report. I analyzed these three videos using ELAN, which allowed me to create tracks and transcribe the three videos using glosses, in addition to annotations created for each analytical category. The results obtained in this research show within-subject phonological variation, that is, variation in the signing of the same person. Precisely, I noticed that assimilation, for instance, was more frequent in the personal report video. On the other hand, perseveration and dominance shift were more frequent in the video of the lecture with students. Finally, the use of fingerspelling occurred more frequently in the lecture recorded without students | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua de sinais | - |
Título: dc.title | Análise da variação intra-sujeito na sinalização de um sujeito surdo em diferentes situações comunicativas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: