Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Angeli, Eduardo, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica | - |
Autor(es): dc.creator | Moreski, Rômulo Erhardt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84604 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84604 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Angeli | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Término de Curso (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal compreender se o crescimento econômico está ligado à proteção de ativos de propriedade intelectual, principalmente as patentes, pelos países ricos. O interesse desta análise decorre do fato de que há uma ideia bastante difundida na teoria econômica mundial de que o investimento em pesquisa e desenvolvimento e no fomento à inovação podem gerar crescimento econômico aos países. Deste modo, o trabalho é divido em dois capítulos, o primeiro em que foram analisadas teorias econômicas, principalmente no que se refere ao crescimento econômico e a economia das ideias, além de conceitos basilares da propriedade intelectual. No segundo capítulo, verificou-se dados empíricos por meio de relatórios emitidos pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, escritório braço das Nações Unidas que levanta e trabalha com os dados atualizados fornecidos pelos países acerca dos pedidos de patente ao longo dos anos. Assim, por meio da pesquisa deste trabalho se busca verificar tendências de que os países desenvolvidos sejam aqueles que mais depositam pedidos de patentes e obtém, com isso, crescimento econômico. A pesquisa foi baseada em fontes bibliográficas como artigos, livros e manuais e relatórios, além de materiais e pareceres encontrados em portais eletrônicos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propriedade intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Título: dc.title | Propriedade intelectual e crescimento econômico : abordagem teórica e empírica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: