Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Daiane, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Muehlbauer, Fabrício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84563 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Dnda. Daiane Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente projeto foi criado com o objetivo de analisar os topônimos que nomeiam cidades em Libras, com a variação fonológica, morfológica e lexical. Foram selecionadas 35 cidades de Santa Catarina que são as mais populosas do estado e pertence à região sul do Brasil. Os dados foram coletados em conversas com pessoas surdas catarinenses, tomando por base teórica no estudo topônimo dos autores Dick (1990), Souza-Júnior (2012), Aguiar (2012), Bezerra (2021), Urbanski, Ferreira e Xavier (2019) e Ferreira e Xavier (2019). Através dessa pesquisa e análise dos topônimos dessas cidades o estudo tem como objetivo contribuir para que sejam registrados e classificados os topônimos de Libras. Os resultados obtidos mostraram maior frequência de variação morfológica por meio dos topônimos analisados. Ao término desta pesquisa, todos os sinais das 35 cidades mais populosas foram encontrados e analisados, e assim contribuem de forma positiva para o registro desses topônimos e para a comunicação da comunidade surda | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Topônimos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Título: dc.title | Topônimos em Libras de cidades catarinenses mais populosas : variação fonológica, morfológica e lexical | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: