
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | - |
| Autor(es): dc.creator | Wendler, Cíntia Caldonazo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84499 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84499 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Vivenciando a realidade do Centro Municipal de Educação Infantil Moradias Augusta (CMEI Moradias Augusta), no ano de 2003, na função de pedagoga, foi constatado que as educadoras encontravam algumas dificuldades no trabalho com as crianças, principalmente no que diz respeito às atividades propostas, surge então a preocupação a respeito do entendimento que as educadoras têm em relação ao brincar e conseqüentemente à escolha do tema: "A Importância do Lúdico na Educação Infantil". Para efetivar o estudo desta temática optou-se por delimitar à faixa etária de 04 para 05 anos (crianças que freqüentam o Jardim), realizou-se então uma revisão bibliográfica acerca da mesma, destacando a sua importância nesta fase do desenvolvimento do ser humano, além da descrição da realidade do CMEI, seguida da análise dos dados coletados em entrevista com duas (02) educadoras que atuam diretamente com as trinta e duas (32) crianças que compõem a turma do Jardim; por fim, no intuito de contribuir com reflexões sobre as dificuldades apresentadas, aponta-se alguns aspetos positivos e/ou negativos da prática pedagógica, bem como, possibilidades de intervenção. Nas entrevistas realizadas é possível perceber que as educadoras procuram desenvolver atividades lúdicas, recreativas e dirigidas, mas ainda está muito presente a prática de simplesmente deixar com que as crianças brinquem livremente pelo espaço, sendo que em alguns destes momentos, as educadoras aproveitam para fazerem outras atividades, como por exemplo: organizarem o planejamento, prepararem materiais. Assim, verifica-se que as mesmas não têm claro qual o papel da brincadeira na educação infantil, percebendo-a como algo inerente ao processo educativo, mas ao contrário disso, a criança, durante o seu desenvolvimento, precisa experimentar diferentes situações em seu cotidiano e muitas destas são presenciadas na brincadeira, enquanto ela brinca está entrando em contato com o seu meio, resolvendo conflitos internos e nos demonstrando o que se passa consigo mesma, tanto no espaço escolar como em casa. Enfim, a brincadeira e a aprendizagem devem estar diretamente relacionadas. Diante disto, há a necessidade de que a equipe pedagógica se organize no sentido de priorizar o trabalho coletivo da unidade para que sejam oportunizados, nos horários de permanência (01 hora semanal), momentos de estudo, reflexão e discussão da prática pedagógica, bem como, de trocas de experiências e sugestões de trabalho, com a finalidade de repensar as ações desenvolvidas com as crianças, com o propósito de melhorar a qualidade da educação a elas ofertada | - |
| Formato: dc.format | 48f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Título: dc.title | A importância do lúdico na educaçao infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: