Eu fui, eu tava : uma análise da comunicação pública do TRE-PR durante o período de alistamento eleitoral

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Gláucia da Silva, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorThomazini, Ana Luiza de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:38:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:38:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84496-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Glaucia da Silva Brito-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR) é a instância jurídica estadual da Justiça Eleitoral brasileira no estado e é responsável não apenas pela organização das eleições, mas também pelo cumprimento das leis eleitorais pelos cidadãos. Em 2022, os eleitores tinham do dia 1 de janeiro até o dia 4 de maio para emitir o Título de eleitor, documento que firma seu direito a escolher seus representantes. Um dos objetivos almejados pelo TRE-PR neste período era conseguir o máximo de jovens eleitores, de 15 à 17 anos, devidamente cadastrados e aptos para votar, para fomentar a participação jovem na política. A organização desenvolveu inúmeras ações de comunicação pública para conquistar essa meta, como campanha de visitação a escolas, e criação de conteúdo na rede social TikTok. O presente trabalho buscou compreender como a comunicação pública, efetuada pela ótica das relações públicas, foi desenvolvida pelo TRE-PR para conseguir conquistar o público-alvo delimitado nas campanhas realizadas em 2022. Esta pesquisa centrou-se na metodologia qualitativa, coletando e avaliando dados no perfil do órgão público no Tiktok por meio do Índice de Influência Digital de Carolina Terra. A análise foi realizada através dos comentários deixados pelos usuários nos vídeos publicados, bem como através de feedback coletado em um questionário preenchido por diretores de escolas que participaram da campanha de visitação por servidores do órgão. Para a análise dos dados, também utilizou as teorias de movimentação social de Juan Camillo López e a conceitualização de tipos de interação entre públicos e organização de Bianca Dreyer. Os resultados apontaram que as medidas de comunicação pública realizadas foram eficientes no que foi permitido ser analisado. Até presente momento, não existe uma maneira de comprovar que todo alistamento eleitoral jovem do Paraná se deu por influência direta da presença do TRE-PR na rede social observada. Apenas os Títulos de eleitor emitidos por servidores da Justiça Eleitoral em escolas visitas são dados quantitativos comprobatórios da influência direta do órgão-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBrasil. Tribunal Regional Eleitoral (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectRelações públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEleitores - Comunicaçao-
Título: dc.titleEu fui, eu tava : uma análise da comunicação pública do TRE-PR durante o período de alistamento eleitoral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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