Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hilger, Thaís Rafaela, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Talitha Ramos Canabarra dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84491 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Thaís Rafaela Hilger | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A avaliação de aprendizagem é uma parte importante no processo de aprendizagem do aluno, também sendo uma exigência feita ao professor pelas instituições nas quais leciona, com o intuito de analisar se ocorreu ou não a aprendizagem do conteúdo ministrado. Com o objetivo de tentar compreender o que se entende sobre avaliação de aprendizagem no Ensino de Física, foi realizada a revisão da produção acadêmica sobre o assunto. Por meio da análise mais aprofundada dos artigos encontrados, procuramos observar se os autores dos artigos se comprometiam a utilizar como meio de avaliação de aprendizagem os instrumentos condizentes com a metodologia de ensino adotada por eles. Através desta pesquisa foi encontrada uma grande quantidade de dados a serem analisados, podendo auxiliar em trabalhos futuros, como uma forma de interpretar e compreender a forma de se realizar a avaliação de aprendizagem no Ensino de Física e ter uma perspectiva de como está sendo realizada, e como propor melhorias a essas práticas avaliativas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The assessment of learning is an important part in the learning process of the student, also being a requirement made to the teacher by the institutions in which they teach, in order to examine whether or not the dictated content was learned. Aiming to try to understand what is meant by learning assessment in the teaching of physics, a review of the academic work on the subject is proposed in this paper. By means of a deep analysis of thefound articles, we tried to check if the authors of the articles intended to use the instruments that are aligned with the methodology adopted by them as a method of assessment.With this research we found a large amount of data to be analyzed, which analysis may assist in future works, as a way to interpret and understand how to perform the assessment of learning in physics teaching and get a perspective of how it has being done, and propose improvements in these evaluation practices. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Título: dc.title | Avaliação de aprendizagem no ensino de física : uma revisão de literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: