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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Kleber Daum, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Meira, Priscilla Rapp de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84482 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84482 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Kleber Daum Machado | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho refere-se a uma proposta didática sobre o assunto de Trigonometria. Esta proposta foi aplicada em um minicurso para discentes recém ingressos no curso de Física da UFPR, sendo que a maior parte finalizou o ensino médio no ano anterior. O minicurso seguiu a sequência didática utilizando materiais manipuláveis onde priorizou-se uma abordagem construtivista, visto que os estudantes foram desenvolvendo e construindo os conceitos que o assunto aborda a cada etapa e dessa maneira desconstruindo possíveis erros conceituais, que nem sempre são devido às funções trigonométricas e sim em relação à conceitos básicos. Durante o minicurso, foi abrangido desde a origem do número ?? e o conceito de radiano, até as funções seno, cosseno e tangente. Com o intuito de avaliar se a utilização do material manipulável é eficaz para o ensino da Trigonometria, é apresentada ainda a análise dos conhecimentos prévios obtidos por meio de um questionário inicial, fazendo uma comparação com os resultados obtidos no questionário final, aplicado após a realização do minicurso. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present work refers to a didactic proposal about the subject of trigonometry. This proposal was applied in a mini-course for newly enrolled students in the UFPR’s Physics course, and most of them finished high school in the previous year. The mini-course followed the didactic sequence using handleable materials where a constructivist approach was prioritized, since the students were developing and constructing the concepts that the topic approaches at each step and in this way deconstructing possible conceptual errors, that are not always due to the trigonometric functions but rather in relation to the basic concepts. During the mini-course, it was covered from the origin of the number ?? and the concept of radian, to the sine, cosine and tangent functions. It was also presented the analysis of previous knowledge, obtained through an initial questionnaire, making a comparison with the results obtained at final questionnaire after the mini-course finished. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | - |
| Título: dc.title | Uso de materiais manipuláveis em um minicurso de trigonometria para o curso de física | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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