Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Wilson Alcantara, 1951- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Poliana de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84473 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84473 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Wilson Alcântara Soares | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Devido ao elevado custo dos kits de experimentação e também por serem sistemas fechados que impossibilitam modificações para a realização de outros experimentos, a falta de um laboratório estruturado, e de tempo para o preparo das aulas, as atividades experimentais, muitas vezes, têm sido deixadas de lado no Ensino de Física, principalmente na rede pública. Este trabalho propõe a utilização de uma metodologia experimental de aquisição de dados por computador, por meio da placa Arduino, Trata-se de uma plataforma de desenvolvimento computacional, a qual possibilita a aquisição de dados experimentais de maneira rápida e precisa, a redução no tempo de coleta de dados e a rápida análise gráfica permitem criar no laboratório um ambiente de construção do conhecimento tendo em vista que o estudante terá tempo disponível para formular suas hipóteses, realizar o experimento e as análises necessárias e ainda reformular as hipóteses caso seja necessário. Serão apresentadas três propostas corroborando a possibilidade do uso e da produção de experimentos em sala de aula, duas para Ensino Médio (EM) e uma para Ensino Superior (ES). Espera-se contribuir para melhoria na aprendizagem dos alunos, de professores que desejem preencher lacunas em sua formação quanto a utilização de tecnologias modernas e também de profissionais que não são da área, mas lecionam a disciplina de Física regularmente em escolas de EM e ES, mas, além de tudo, incentivar a utilização da experimentação de baixo custo, em especial com o emprego de tecnologias, como uma alternativa as adversidades presentes na escola | - |
Descrição: dc.description | Abstract : Due to the high cost of testing kits and also because they are closed systems that prevent changes to carry out other experiments, the lack of a structured lab, and time to prepare classes, experimental activities have been set aside often in Physics Education, especially in public schools. This paper proposes the use of an experimental computer data acquisition methodology, through Arduino board. Arduino is a computational development platform, which enables the acquisition of experimental data quickly and accurately in a short time data collecting and rapid graphical analysis in the laboratory allow you to create a knowledge-building environment in order that students will have time available to formulate their hypotheses, conduct the experiment and the necessary analyzes and even reformulate the hypotheses if necessary. Will be presented three proposals supporting the possibility of the use and production experiments in the classroom, two for high school and one for Higher Education. Is expected to contribute to improvement in student learning, teachers wishing to fill gaps in their training as the use of modern technologies and also professionals who are not from the area, but teach the discipline of physics in regular high schools and Education Superior, but, above all, encourage the use of low-cost experimentation, particularly with the use of technology as an alternative adversity present in the school. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino (Controlador programável) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Som | - |
Título: dc.title | A placa arduino como uma opção de fácil acesso para desenvolvimento de experimentos visando o ensino de física : experimentação com estudos que envolvem a velocidade do som | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: