O papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Roberta Cristina Borges-
Autor(es): dc.contributorVieira, Carlos Eduardo, 1963--
Autor(es): dc.contributorRamos, Elisabeth Christmann, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorVerssão, Carmen Lúcia Schultz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84462-
Descrição: dc.descriptionOrientadores : Carlos Eduardo Vieira, Elisabeth Christmann Ramos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho trata de um tema de suma importância para a sociedade, ou seja, o papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil. A Educação Infantil é hoje um direito social de toda criança na faixa etária de zero a seis anos. Assim sendo, as crianças portadoras de necessidades especiais não poderiam deixar de ser incluídas nas escolas de Educação Infantil. Contudo, a realidade evidencia que a sociedade ainda impõe uma série de limitações à participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social, com ambientes físicos e emocionais restritivos. O processo de inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais ainda não se transformou totalmente em realidade, apesar das conquistas na área do Direito, que se refletem nos textos legais. As crianças pequenas portadoras de necessidades especiais precisam do apoio de suas famílias para que acessem aos seus direitos sociais, incluindo o de freqüentar a escola de Educação Infantil juntamente com as demais crianças tidas como "normais". A pretensão do presente trabalho é a de analisar como a família pode contribuir no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil, assim como a importância do acesso à escola para seu desenvolvimento integral.-
Formato: dc.format68f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Participação dos pais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com deficiência - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Título: dc.titleO papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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