
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Roberta Cristina Borges | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Carlos Eduardo, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Elisabeth Christmann, 1950- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
| Autor(es): dc.creator | Verssão, Carmen Lúcia Schultz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84462 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84462 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadores : Carlos Eduardo Vieira, Elisabeth Christmann Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho trata de um tema de suma importância para a sociedade, ou seja, o papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil. A Educação Infantil é hoje um direito social de toda criança na faixa etária de zero a seis anos. Assim sendo, as crianças portadoras de necessidades especiais não poderiam deixar de ser incluídas nas escolas de Educação Infantil. Contudo, a realidade evidencia que a sociedade ainda impõe uma série de limitações à participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social, com ambientes físicos e emocionais restritivos. O processo de inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais ainda não se transformou totalmente em realidade, apesar das conquistas na área do Direito, que se refletem nos textos legais. As crianças pequenas portadoras de necessidades especiais precisam do apoio de suas famílias para que acessem aos seus direitos sociais, incluindo o de freqüentar a escola de Educação Infantil juntamente com as demais crianças tidas como "normais". A pretensão do presente trabalho é a de analisar como a família pode contribuir no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil, assim como a importância do acesso à escola para seu desenvolvimento integral. | - |
| Formato: dc.format | 68f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Título: dc.title | O papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: