
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Samojeden, Lauro Luiz, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Matheus Lincoln Borges dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84454 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84454 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Professor Dr. Lauro Luiz Samojeden | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O avanço da tecnologia, dos dispositivos móveis e dos meios de entretenimento tem tornado a prática docente cada dia mais desafiadora. No contexto da era digital, o professor é convidado a inserir novas tecnologias no processo de aprendizagem e dentre os elementos possíveis, destaca-se a utilização dos jogos digitais. Por mais promissor que os jogos digitais pareçam ser, ainda não há uma clareza de sua utilização em sala de aula, por isso, apresentamos as possibilidades dos referenciais teóricos dos três momentos pedagógicos e da utilização dos jogos na educação para produzir uma sequência didática que possibilite ao professor a utilização dos jogos digitais em sala de aula. A sequência didática produzida foi aplicada numa turma do nono ano do ensino fundamental II de uma escola localizada na região metropolitana de Curitiba onde pudemos observar que o engajamento e a motivação dos alunos aumentaram muito com a utilização dos jogos. Também foi possível observar com este trabalho que a utilização dos jogos digitais teve êxito dentro do processo de aprendizagem devido ao fato da mesma ter sido suportada por uma metodologia de ensino, possibilitando assim, uma aplicação com objetivos e resultados claramente delimitados. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The advancement of technology, mobile devices and the entertainment media has made teaching practice increasingly challenging. In the context of the digital age, the teacher is invited to insert new technologies in the learning process and among the possible elements, the use of digital games is highlighted. As promising as digital games seem to be, there is still no clarity of its use in the classroom, so we present the possibilities of the theoretical references of the three pedagogical moments and the use of games in education to produce a didactic sequence that allows the use of digital games in the classroom. The didactic sequence produced was applied in a class of the ninth year of elementary school II of a school located in the metropolitan region of Curitiba where we could observe that the engagement and the motivation of the students increased a lot with the use of the games. It was also possible to observe with this work that the use of digital games was successful within the learning process because it was supported by a teaching methodology, thus allowing an application with objectives and results clearly delimited. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos - Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Título: dc.title | Jogos digitais e os três momentos pedagógicos no ensino de física e matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: