Construção de um mini-laboratório de circuitos elétricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSerbena, José Pedro Mansueto, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Leandro Matheus Ratske da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84433-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Drº José Pedro Mansueto Serbena-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O uso de experimentos de baixo custo em aulas de ciências, sobretudo nas aulas de Física, são propostas já realizadas (e com muito sucesso) por diversos professores, relatadas em diversas pesquisas de Ensino de Ciências e Física. Neste trabalho, buscamos mostrar outra vantagem dos experimentos de baixo custo: a construção. Apesar de não propormos uma sequência didática, realizamos uma discussão acerca das potencialidades que a construção do experimento apresenta, no sentido de fomentar a problematização dos temas abrangidos pelo experimento e contribuir para que o estudante adquira habilidades de construção e pensamento crítico. O cenário para essa discussão é o relato da construção de um laboratório didático de baixo custo sobre circuitos elétricos, que pretende explorar conceitos sobre associação de resistores e Ponte de Wheatstone. Foi realizada também uma revisão conceitual sobre o tema, buscando esclarecer quaisquer arestas conceituais. Também apresentamos um manual de como construir o experimento relatado e ensaios utilizando-o.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The use of low cost experiments in science classes, especially in physics classes, are proposals already made (and with great success) by several professors, reporting exhaustion in the researches of Science and Physics Teaching. In this work, we try to show another advantage of the low cost experiments: the construction. Although we did not propose a didactic sequence, we conducted a discussion about the potentialities that the construction of the experiment present, in order to foster the problematization of the themes covered by the experiment and to contribute to the student's acquisition of construction skills and critical thinking. The scenario for this discussion is the report of the construction of a low cost didactic laboratory on electrical circuits, which intends to explore concepts about the association of resistors and Wheatstone Bridge. A conceptual review was also carried out on the theme, seeking to clarify any conceptual edges. We also present, in the appendix, a manual on how to construct the reported experiment and trials using it.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiencia - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectCircuitos eletricos-
Título: dc.titleConstrução de um mini-laboratório de circuitos elétricos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.