Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Alexandre Dias, 1976- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Helton Limberger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84431 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84431 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Dias Ribeiro | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O uso de Jogos de Interpretação de Papéis, mais conhecidos pela sigla de origem inglesa RPG (Role Playing Games) tem se mostrado propício para utilização pedagógica como metodologia de ensino, superando algumas dificuldades apresentadas pelo sistema de ensino padrão. Após uma pesquisa em diretórios de trabalhos acadêmicos, encontrou-se diversos resultados sobre RPG que possibilitariam uma revisão de literatura. Neste trabalho, fizemos uma revisão do tipo "estado do conhecimento" sobre o RPG utilizado como metodologia de ensino, definindo o escopo em artigos em língua portuguesa publicados sob revisão por pares e discutindo temas de Física. A partir dos resultados encontrados, discutimos a relevância acadêmica do tema, metodologias e práticas presentes nos mesmos, comparamos os resultados relatados e, finalmente, apontamos lacunas e oportunidades de pesquisa para trabalhos futuros na área. Concluímos a partir dos dados que o RPG como metodologia de ensino apresenta diversas vantagens na formação do aluno, e pode ser utilizado em praticamente qualquer composição de turma, uma vez que se compreende os perfis dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The use of teaching strategies based on Role-Playing Games, better known by its acronym RPG, has been considered auspicious for pedagogical use as teaching methodology, surpassing some of the difficulties featured by the standard teaching system. After a research in directories of academic works, several results were found on RPG that would allow a literature review. In this work, we did a "state of knowledge" review type on the RPG used as teaching methodology, defining the scope in articles written in Portuguese published under peer-review and discussing physics topics. From the results found, we discuss the academic relevance of the subject, methodologies and practices present in them, compare the reported results and, finally, point out gaps and research opportunities for future works in the area. We conclude from the data that RPG as a teaching methodology presents several advantages in student development, being able for uses in practically any class composition, once students' profiles are understood. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de fantasia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Título: dc.title | "Role playing games" como metodologia no ensino de física : revisão de literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: