
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Luciene Corrêa, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Tecnologia em Aquicultura | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodaski, Eduardo Cesar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84390 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84390 | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Tecnologia em Aquicultura | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os membros da família Vibrionaceae são habitantes naturais de ambientes marinhos e estuarinos, necessitando de, pelo menos, 2 % de NaCl para o seu crescimento. São várias as espécies de Vibrio de interesse primário para a aquicultura e para a saúde pública. Em humanos, a ocorrência de infecções severas de vibriose é fortemente associada ao consumo de moluscos bivalves sem cocção ou insuficientemente cozidos. Na baía de Paranaguá, PR, Brasil, encontra-se a Vila do Maciel, em cuja ostreicultura este trabalho, pioneiro na investigação de Vibrios naquela região, foi conduzido. Entre novembro de 2013 a janeiro de 2014, quinzenalmente, as amostras de água foram coletadas, das quais 0,1mL eram inoculadas, em duplicata, no meio ágar tiossulfato citrato bile sacarose (TCBS) e incubados a 33±1 °C por 24h. Após a identificação fenotípica dos isolados crescidos no TCBS, denominados colônias "suspeitas" foram feitas a sua contagem e a categorização, conforme utilização da sacarose do meio, isto é, fermentadoras (SAC+) e não fermentadoras (SAC-). Transferido para o meio ágar soja tripticase (TSA), os isolados foram submetidos a provas de Gram, oxidase, catalase, motilidade, sulfeto e indol para triagem das colônias verdadeiramente Vibrio, ditas "confirmadas". Valores médios de pH, de temperatura e de salinidade da água foram 7,85, 25,5°C e 29,9, respectivamente. O maior número de suspeitas (59), ocorreu na segunda amostragem, em contraste com a primeira amostragem, em que não houve crescimento algum. Ao longo do tempo, a categoria SAC- confirmadas, apresentou diferença significativa a p=0,05. Foram 12 colônias SAC+ e 20 SAC- confirmadas. A contagem total de Vibrio spp. por litro de água, variou de 0/L a 50.000/L, valores abaixo daqueles descritos na literatura.As águas onde estão localizados os longlines da Vila do Maciel, possuem os tipos SAC+ e SAC-, com maior ocorrência de espécies SAC-, onde podem se incluir V. parahaemolyticus e V. vulnificus, ambos de grande relevância para saúde pública. Este trabalho deverá ter continuidade, sobretudo com avaliações ao longo das 4 estações do ano e identificação das espécies de Vibrio mais frequentes na Vila do Maciel. | - |
| Formato: dc.format | 26f. : Il., tabs., grafs., maps. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vibriose | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sanidade aquícola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bacteriologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ostreicultura | - |
| Título: dc.title | Pesquisa de bactérias do gênero vibrio em águas do complexo estuarino de Paranaguá, Vila do Maciel, Paraná. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: