
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Wilson Alcantara, 1951- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Camila Silveira da, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Nakonetchnei, Alessandra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84384 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84384 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Wilson Alcântara Soares | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof.ª. Dr.ª. Camila Silveira da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os museus de ciências são considerados espaços não formais de educação, desempenhando ações educativas que possuem características próprias e que podem contribuir com o aprendizado de seus visitantes. O objetivo desse trabalho é analisar os espaços de educação não formal como motivadores para o Ensino de Ciências, com foco para a Ciência Física. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira consiste em fazer um levantamento bibliográfico de investigações que já foram realizadas e publicadas nos principais eventos de pesquisa em Ensino de Ciências e Ensino de Física e analisá-los para identificar pontos de convergência e divergência com o que é proposto no presente trabalho. A segunda etapa foi a efetivação da pesquisa, que ocorreu no Projeto FiBrA, que faz parte do Centro de Divulgação de Física da Universidade Federal do Paraná e é um espaço não formal de educação. A pesquisa teve como objetivo investigar como o espaço influencia na motivação para o Ensino de Física dos alunos que o visitam, através do diálogo com os professores que trazem esses estudantes ao Projeto e da mensuração da motivação através de questionários aplicados aos alunos. Através desses instrumentos de pesquisa social, foi possível verificar que a forma como os conceitos científicos são abordados nas atividades desenvolvidas no Projeto, influenciam positivamente na motivação dos estudantes para o Ensino de Física e que os museus de ciências tem um papel significativo para a educação formal, pois facilitam a aprendizagem e contextualização dos conhecimentos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Science museums are considered non-formal spaces of education, performing educational actions that have their own characteristics and that can contribute to the learning process of their visitors. The objective of this paper is to analyze non-formal education spaces as motivators for Science Teaching, focusing specifically on Physical Science. The research was divided into two stages, the first consists in making a literature review of investigations that have already been carried out and published in the main research journals in Science Teaching and Physics Teaching and analyze them to identify points of convergence and divergence with the research that is proposed in the present work. The second stage was the realization of the research itself , which took place in FiBrA Project, that is part of the Universidade Federal do Paraná Physics Dissemination Center and is a non-formal space for education. The research aimed at investigatigating how the space influences the motivation for physics teaching of the students who visit it, through a dialogue with the teachers who bring these students to the project and measuring the motivation through questionnaires applied to the students. Through these social research instruments, it was possible to verify that the way scientific concepts are approached in the activities developed in the Project, positively influences the motivation of the students for the Physics Teaching and that the science museums have a significant role in complementing formal education because they facilitate learning and contextualization of knowledge. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museus de ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
| Título: dc.title | Museus de ciências e o ensino de física : aspectos motivacionais de visitantes e as relações com a disciplina escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: