Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mezzadri, Humberto, 1964-2017 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.creator | Eisfeld, Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84323 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84323 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Humberto Mezzadri | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa objetiva a coleta de dados referentes à educação, pedagogia e arquitetura de escolas, com foco no ensino fundamental. O propósito é garantir um nível de conhecimento sobre os assuntos que embase a elaboração do projeto arquitetônico de um Jardim de Infância / Pré-Escola fundamentado em uma pedagogia diferenciada. Apresenta-se uma releitura sobre a educação mundial ao longo da história, evidenciando-se mudanças significativas que o processo de ensino teve. Sua relação com os ambientes de ensino, desde as formas mais primitivas até a concepção do edifício escolar. Destaca-se ainda o desenvolvimento específico da educação no Brasil, focando o surgimento das primeiras escolas públicas e seu impacto na sociedade, a fim de se obter um diagnóstico da atual situação do ensino e destas instituições no país. Segue-se um apanhado em ordem cronológica de diversos pensadores da educação pelo mundo, evidenciando as especificidades de suas linhas. No âmbito arquitetônico analisa-se edifícios escolares que trabalham em linhas pedagógicas diferenciadas. Conceitos e propostas de Richard Neutra que influenciaram escolas no Brasil. Análises de escolas da linha Montessori pelo arquiteto Herman Hertzberger. Seguese a análise de obras de escolas públicas no Brasil, realizadas com intuito de se criar diferenciais tanto arquitetônicos quanto educacionais. Em adendo aborda-se questões construtivas como escolas dos modelos CIEP e FDE que atendem diversas prescrições de elementos pré-fabricados. Segue-se para uma observância das legislações do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba definindo elementos, procedimentos e medidas para o projeto em si. Este grupo de conhecimentos alicerçados leva às definições gerais do projeto, como a escolha de um terreno e a definição de um programa de necessidades. Concluindo, a pesquisa pretende ser um conjunto de conhecimentos e informações que possibilite a total elaboração do projeto de uma edificação escolar | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This research aims to collect data related to education, pedagogy and architecture of schools, primarily geared to elementary education. The purpose of this compilation is to ensure a general knowledge of the issues, in which to substantiate the elaboration of the architectural design for a Kindergarten / Preschool based on a differentiated pedagogical line. An historical review about education in the world is submitted to highlight the significant changes that the educational process suffered over the years as well its relation with learning environments, since its earliest and most primitives forms until the actual conception of the school building. It’s also attempted to highlights the specific development that education had in Brazil, since the emergence of the first public schools and its impacts on society in order to obtain a diagnosis of the current situation of education and educational institutions in the country. On a second moment, an analysis of education and its engagement in contemporary society through the perception of the philosopher Michel Foucault, along with a summary if chronological order of several education thinkers around the world, is presented to feature the specificities of their pedagogical lines. The following is an analyzes of school buildings that work through a different line of thought. Concepts and proposals from Richard Neutra that influenced schools in Brazil and reviews of schools that follow the line of Montessori in the vision of the architect Herman Hertzberger. The research proceeds to an analysis of the work in public schools in Brazil, performed in order to create a different concept as both architectural and educational. Constructive issues are considered as well, since schools that follow models such as CIEP and FDE meet various requirements of prefabricated elements. It is also presented a short review of the legal norms of the State of Paraná and the Municipality of Curitiba defining elements procedures and essential measures to the project itself. This group of grounded knowledge leads to general definitions for the project, such as the choice of land and established program needs. This research is intended as a set of knowledge and informations that enables the complete elaboration of the design project for a school building | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (2 arquivos) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares - Projetos e plantas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Áreas de recreação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Recreação | - |
Título: dc.title | Modelo de centro educacional e de lazer para crianças | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: