Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Massuchin, Michele Goulart | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Renata Figueiredo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84320 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84320 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Michele G. Massuchin | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento e a percepção dos jovens estudantes da Universidade Federal do Paraná em relação à política. Buscase verificar o interesse por assuntos que permeiam a esfera política, tais como processos eleitorais, inclinações partidárias e ativismos políticos. Com recorte de idade de 18 a 28 anos, a análise visa entender o envolvimento desse público com a política a partir de diversos aspectos, como as influências parentais, e da internet como meio de consumo de informações. Para isso, a pesquisa demanda de uma abordagem quantitativa, que busca entender o perfil do jovem como cidadão político ativo. A monografia conta inicialmente com uma discussão teórica sobre as definições do que se entende como atuação política, seguida por uma etapa de aplicação - durante três semanas - de um questionário com perguntas fechadas. O suporte bibliográfico conta com autores como Fuks (2012), que aborda temas como os padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens, Morais e Bernardi (2021), que relacionam o lugar da internet na cultura política, e, também, Ferreira (2021), que explica a associação do Ensino Superior com maiores níveis de envolvimento político. A hipótese perseguida argumenta que os jovens universitários não são desinteressados por temas da esfera política, mas sim pelas formas de participações políticas convencionais. Os principais resultados indicam que os estudantes respondentes da UFPR possuem elevados níveis de envolvimento e participação política, que os principais meios de consumo de informação política são os sites de notícias e as redes sociais, e que há um padrão de inclinação partidária entre os cursos | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Atividades políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitarios - Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Aspectos políticos | - |
Título: dc.title | Interesse dos jovens universitários por política e o consumo de informação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: