Cadê a pandemia que estava aqui? : COVID-19, eleições e a comunicação adotada pelos deputados estaduais eleitos no Paraná em 2022

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMassuchin, Michele Goulart-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Laura Cotona-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:17:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:17:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84308-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84308-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Michele Goulart Massuchin-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho traz resultados de uma análise desenvolvida a partir dos discursos dos candidatos eleitos ao cargo de Deputado Estadual no Paraná em 2022, relacionados à pandemia de Covid-19, na rede social Twitter. Busca-se compreender as formas de acionamento do tema pandemia durante a disputa eleitoral e analisar as diferenças e similaridades nas abordagens considerando se tratava de um candidato novo ou reeleito, observamos também o partido e espectro ideológico, dado o contexto de polarização atípico ocorrido neste período eleitoral. Essa abordagem permite a verificação de como representantes de campos ideológicos contrários se manifestam em suas contas pessoais online a respeito da pandemia em um momento central que é a corrida por votos. Para isso, procurou-se compreender como se deu a frequência e a perspectiva do assunto pandemia durante as campanhas eleitorais de tais agentes políticos no Twitter, que pode ser visto como um espaço de alta viralização e sem intermediação de meios de comunicação tradicionais. O estudo refere-se a uma pesquisa de cunho quantitativo a partir da análise de conteúdo, para a qual foram coletadas e examinadas 4.483 postagens. E com base na análise, percebe-se que, apesar de tratar-se de um tema divisor entre as ideologias ponderadas, a pandemia foi invisibilizada por parte dos agentes políticos investigados, independentemente do partido e espectro ideológico de cada representante-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação eleitoral-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectPandemias-
Palavras-chave: dc.subjectEleições-
Título: dc.titleCadê a pandemia que estava aqui? : COVID-19, eleições e a comunicação adotada pelos deputados estaduais eleitos no Paraná em 2022-
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