Entre a conservação e o consumo : a construção dos discursos museológicos

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Jair, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorFranceira, Catarina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:44:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:44:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84296-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jair Antonio de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Repensando o campo museológico, pretende-se abrir novos caminhos para a comunicação. A partir de um panorama comunicacional, com foco nas necessidades e desafios que a atualidade propõe, este estudo procura demonstrar que a comunicação é essencial às instituições, percorrendo a nova definição de "museu" proposta em 2022 pelo International Council of Museums e relacionando o discurso museológico com técnicas comunicacionais de público e gestão de valores, o branding. O referencial teórico consiste na Análise do Discurso, conforme Krieg-Planque (2018), junto a pesquisa bibliográfica que decorre de artigos e textos que apresentam uma conversa sociossemiótica em que os campos linguísticos e imagéticos dialogam, emprestando conceitos da fenomenologia, diante de Chagas (1994) e Berger e Luckmann (2004). Estabelece-se também uma relação com as entrevistas internacionais realizadas por András Szántó (2022) com diversos diretores de museus, trazendo colocações atuais e práticas sobre o tema. Constatou-se que para o desenvolvimento e sobrevivência dos museus no século XXI, é preciso revisar a comunicação com o público a partir de investimentos na área, promovendo a reconstrução do imagético dessas instituições voltada para uma experiência cada vez mais democrática-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBranding (Marketing)-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em museus-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação empresarial-
Título: dc.titleEntre a conservação e o consumo : a construção dos discursos museológicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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