Divulgação científica e YouTube : as estratégias de linguagem em vídeos de diferentes áreas do conhecimento no canal "Nerdologia"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Myrian Del Vecchio de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorLuz, Breno Antunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84295-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84295-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo busca identificar estratégias de divulgação científica usadas no canal Nerdologia, do Youtube. Essa busca foi embasada por conceitos relacionados à divulgação científica, com destaque para os autores Bueno (2012) e Epstein (2010); à cultura nerd, com destaque para Soares (2019); e ao Youtube, com enfoque em Reale e Martyniuk (2018). Para a pesquisa, foram selecionados vídeos de três playlists de áreas do conhecimento diferentes – astronomia, biologia e história –, criadas pelo próprio Nerdologia, publicados anteriormente ao dia 30 de outubro de 2022. Foram selecionados cinco vídeos de cada playlist para a realização de uma leitura flutuante, que posteriormente, na etapa de seleção para a análise, foi reduzida para um vídeo de cada playlist. A análise quantitativa e qualitativa realizada permitiu elucidar aspectos de linguagem e imagéticos, além de traçar similaridades e diferenças entre os vídeos das diferentes playlists. O trabalho também contempla uma breve discussão acerca do papel do divulgador científico, a partir da figura do ex-apresentador do canal Nerdologia, Atila Iamarino-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectNerds (Entusiastas de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Título: dc.titleDivulgação científica e YouTube : as estratégias de linguagem em vídeos de diferentes áreas do conhecimento no canal "Nerdologia"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.