Entre a transparência e o Greenwashing : o papel dos bancos na efetivação do direito ao consumo consciente

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Autor(es): dc.contributorEfing, Antônio Carlos, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Direito Ambiental-
Autor(es): dc.creatorPasin, Fábio Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:50:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:50:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84283-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84283-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Efing-
Descrição: dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Direito Ambiental.-
Descrição: dc.descriptionResumo: O artigo aborda a necessidade de as instituições bancárias incorporarem medidas de transparência capazes de possibilitar o pleno exercício do consumo consciente. Para tanto, utilizou-se do método dedutivo por meio da análise qualitativa da bibliografia e das normas de abrangência nacional e internacional correlatas ao tema. Discute-se no presente trabalho a relação entre a transparência e a responsabilidade socioambiental corporativa sob o prisma do papel indutor de boas práticas que os bancos podem desempenhar no mercado por meio da concessão de crédito para outras empresas. Também se explora a relação entre a prática de greenwashing empreendida pelos bancos e o entrave que isso representa para a promoção do consumo consciente. Em seguida, apresenta-se duas dimensões consideradas essenciais para a transparência, sendo a primeira relativa à necessidade de as instituições financeiras divulgarem os critérios de escolha utilizados para a composição de suas carteiras de crédito e, a segunda, sobre a necessidade de disponibilizarem canais de diálogo e tratamento de denúncias feitas por stakeholders. Ao final, conclui-se que a incorporação de ambas as dimensões se faz necessária para a mitigação da prática do greenwashing e para a promoção das condições essenciais para o exercício do consumo consciente.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectCréditos-
Palavras-chave: dc.subjectDefesa do consumidor - Legislação-
Título: dc.titleEntre a transparência e o Greenwashing : o papel dos bancos na efetivação do direito ao consumo consciente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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