Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Laura Leal, 1993- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Aberta do Brasil | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Telma Cristina Guimarães de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:02:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:02:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84271 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84271 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasil | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma aula inédita e sua fundamentação. Para realização da aula inédita utilizou-se como referência o Trabalho de Conclusão de Curso do autor David Leonardo da Silva (2013), onde o autor realiza uma identificação e categorização da produção acadêmica acerca do uso de jogos nas aulas de matemática do ensino médio nos Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM. Diante da importância da aplicação dos jogos no ambiente de ensino, em específico na disciplina de matemática, optou-se por realizar uma aula com base no jogo "Corrida das potências", pois, é uma forma de abordar o conteúdo de potencias com bastante descontração. O tipo escolhido para realização do trabalho foi a Aula fundamentada, tendo em vista que não trabalho na docência e não ser possível a aplicação prática da aula. O maior desafio para a realização da aula foi à escolha do formato, pois inicialmente entendeu-se que só poderia ser uma aula em que nunca havia sido aplicada antes, mas depois esta má interpretação foi resolvida e verificou-se a definição do material onde aponta que "a aula inédita significa uma aula que você nunca aplicou antes", diante disso escolheu-se o jogo "Corrida das Potências" por ser algo desafiador e que pode despertar o interesse dos alunos. Outra referência utilizada na construção da aula foi o trabalho dos autores Madruga e Silva (2016) que apresentam o tabuleiro de uma forma mais legível e de fácil compreensão. Na realização do jogo os alunos irão fazer cálculos das potencias de vários números, desenvolvendo a rapidez no raciocínio e a familiarização com a potenciação dos números. Além disso, conforme Madruga e Silva (2016) "os jogos lúdicos não desenvolvem apenas a aprendizagem social, moral e cognitiva, mas proporciona também a prática da autonomia política e emocional". Madruga e Silva (2016) apontaram como objetivos, desenvolver o cálculo mental dos alunos, com a substituição dos valores numéricos em expressões com potências de números inteiros, além de compreender as potências como número inteiro positivo como produto frequente de fatores iguais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The work aims to present an unprecedented class and its rationale. To carry out the unprecedented class, the Course Completion Work by the author David Leonardo da Silva (2013) was used as a reference, where the author performs an identification and categorization of the academic production about the use of games in high school mathematics classes in the National Meetings of Mathematics Education - ENEM. In view of the importance of applying games in the teaching environment, specifically in the mathematics discipline, it was decided to hold a class based on the game "Corrida das potencies", as it is a way of approaching the content of potentials with a lot of relaxation . The type chosen to carry out the work was the Reasoned Class, considering that I do not work in teaching and it is not possible to apply the class in practice. The biggest challenge for holding the class was choosing the format, as initially it was understood that it could only be a class that had never been applied before, but later this misinterpretation was resolved and the definition of the material where it points was verified, that "an unprecedented class means a class that you have never applied before", in view of this, the game "Corrida das Poderencias" was chosen because it is something challenging and that can arouse the interest of the students. Another reference used in the construction of the class was the work of the authors Madruga and Silva (2016) who present the board in a more readable and easy-to-understand way. In carrying out the game, students will calculate the powers of various numbers, developing speed in reasoning and familiarization with the power of numbers. In addition, according to Madruga and Silva (2016) "playful games not only develop social, moral and cognitive learning, but also provide the practice of political and emotional autonomy". Madruga and Silva (2016) pointed out as objectives, to develop students' mental calculation, with the substitution of numerical values in expressions with powers of integers, in addition to understanding powers as a positive integer as a frequent product of equal factors. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos em educação matematica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Título: dc.title | Aula inédita fundamentada sobre o jogo "corrida das potências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: