Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Laura Leal, 1993- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Aberta do Brasil | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Sérgio David de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84265 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84265 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasil. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aula inédita sobre como diferenciar as formas geométricas espaciais, que foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso da especialização Matemática na Prática promovido pela Universidade Federal do Paraná. Na referida aula iremos, através da percepção espacial, relacionar figuras geométricas espaciais com sua planificação. Tomando por base a habilidade da BNCC EF06MA17 que especifica: quantificare estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. O trabalho com blocos (lúdico) é algo que remete o pensamento do aluno a brincadeiras já conhecidas e praticadas por ele em outros momentos, ou seja, momentos cotidianos e de lazer onde o mesmo aprendia brincando. Logo este cenário é propício para se efetuar a ligação, conceitos e definições com as práticas vividas e os objetos já conhecidos no cotidiano. Através das diversas vistas o aluno poderá contemplar e aguçar o pensamento para o objeto como um todo e também entender que o objeto principal pode ser fatiado em outros objetos, neste caso, primas e pirâmides. E tendo como referência as diversas vistas, o/a estudante passará a compreender que dependendo do local onde a pessoa está ela terá uma visão do objeto, e estas visões (vistas) são diferenciadas de acordo com a tomada da mesma (lateral, frontal, superior). E que cada vista nos revela detalhes importantes sobrea composição do objeto principal, como por exemplo, quantos prismas e quantas pirâmides foram utilizados para formar o objeto principal. E para concluirmos utilizamos os recursos digitais, através do software LDD - LEGO® Digital Designer, esenvolvido pela empresa LEGO, idioma em português, com licençagratuita e indicado para o sistema operacional Windows, que nos permite aconfecção de diversos objetos e nos fornece a tomadas de todas as vistas dosentão objetos criados. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Título: dc.title | Diferenciando as formas geométrica espaciais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: