Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Laura Leal, 1993- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Aberta do Brasil | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Sabrina de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84263 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasil. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta é uma proposta didática para o ensino de Grandezas e Medidas, produzida no âmbito do curso de especialização em Matemática na prática, da Universidade Federal do Paraná. Tem como tema o conteúdo, "Àrea de Figuras Planas". Nesta proposta, iremos abordar o cálculo de área de figuras planas, por meio da decomposição de figuras, utilizando a equivalência entre áreas. Nosso objeto de estudo será o brasão da seleção brasileira de futebol. Utilizaremos como recurso a Modelagem Matemática. O presente texto é composto por duas partes. A primeira é a fundamentação teórica, onde abordaremos a importância do ensino de Grandezas e Medidas e o uso da Modelagem Matemática. Na segunda parte, abordaremos uma sugestão de aula com a aplicação de Modelagem Matemática e o brasão da seleção brasileira de futebol. A proposta didática é direcionada ao 7° ano do ensino fundamental anos finais. Espera-se que esta proposta possa trazer contribuições para a prática do professor de matemática no contexto do ensino de Grandezas e Medidas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This is a didactic proposal for the teaching of Magnitudes and Measurements, developed within the scope of the specialization course in Mathematics in Practice at the Federal University of Paraná. The theme of this proposal is "Area of Plane Figures". In this proposal, we will approach the calculation of the area of plane figures through the decomposition of figures, using the equivalence between areas. Our object of study will be the emblem of the Brazilian national football team. We will utilize Mathematical Modeling as a resource. This text is composed of two parts. The first part is the theoretical foundation, where we will address the importance of teaching Magnitudes and Measurements and the use of Mathematical Modeling. In the second part, we will present a suggested lesson plan with the application of Mathematical Modeling using the emblem of the Brazilian national football team. The didactic proposal is aimed at the 7th grade of the final years of elementary school. It is expected that this proposal will bring contributions to the practice of mathematics teachers in the context of teaching Magnitudes and Measurements. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática - Teoria e aplicações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria plana - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Título: dc.title | Cálculo de área de figuras planas utilizando o brasão da camisa oficial da Seleção Brasileira de Futebol | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: