Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Laura Leal, 1993- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Aberta do Brasil | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Juliana Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84247 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasil. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Essa aula tem como objetivo proporcionar aos/as estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, um momento em que possam compreender o comportamento das funções Afim, Quadrática, Exponencial, Logarítmica e Trigonométrica através do uso da tecnologia. Tais conceitos matemáticos estão previstos na BNCC citados da seguinte forma: "Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis". Utilizar o máximo de funções, estudadas em sala de aula com o auxílio do livro didático, para modelar matematicamente o contorno de montanhas do Paraná. Desta forma, pesquisar e aprender sobre as montanhas presentes no estado do paranaense, além de perceber que a matemática está presente em diferentes lugares. Esta aula foi pensada para que o/a estudante possa desenvolver habilidade com o software GeoGebra para aprender, fixar conceitos matemáticos e explorar a interdisciplinaridade com o intuito de proporcionar uma percepção mais ampla do seu entorno. Para tanto, foram elaboradas atividades em que o/a estudante aprende a transpor o conteúdo presente no livro didático para o computador. A escolha do assunto de funções com o uso do software GeoGebra foi feita pela autora por julgar importante a diversificação na metodologia de ensino, levando em consideração que a tecnologia é uma realidade dentro e fora da escola, tornando as aulas mais atrativas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This lesson aims to provide students in the ninth grade of Elementary School and the first year of High School with an opportunity to understand the behavior of Linear, Quadratic, Exponential, Logarithmic, and Trigonometric functions through the use of technology. These mathematical concepts are specified in the BNCC as follows: "Understanding functions as one-to-one relationships between two variables and their numerical, algebraic, and graphical representations, and using this concept to analyze situations involving functional relationships between two variables." The goal is to use as many functions as possible, studied in the classroom with the help of the textbook, to mathematically model the contours of mountains in the Paraná state. In this way, students can research and learn about the mountains in Paraná, as well as realize that mathematics is present in different places. This lesson was designed to help students develop skills with the GeoGebra software, learn and solidify mathematical concepts, and explore interdisciplinary connections in order to gain a broader understanding of their surroundings. To achieve this, activities were created in which students learn to transpose the content from the textbook to the computer. The choice of the subject of functions using the GeoGebra software was made by the author to diversify the teaching methodology, considering that technology is a reality both inside and outside the school, making the lessons more engaging. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | Aula inédita fundamentada sobre o ensino de funções Através da tecnologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: