
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Adam, Roberto Sabatella, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Bettega, Pamela Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84241 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84241 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Roberto Sabatella Adam | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Como requisito parcial para conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, a presente pesquisa tem como objetivo fornecer embasamento teórico necessário para a realização do anteprojeto de um Centro de Educação Profissional no município de Piraquara. A pesquisa é de cunho exploratório, baseada em bibliografia teórico-conceitual e em análise de obras correlatas. O estudo realizado se estrutura em quatro capítulos: Conceituação temática; Estudos de caso; Interpretação da realidade e Diretrizes gerais de projeto. A escolha do tema se deu pela intenção pessoal de se pesquisar um tema relacionado à educação e também pela carência de equipamentos de educação profissional em Piraquara. A investigação do tema proporciona a compreensão de características históricas e atuais da educação profissional no Brasil e da realidade local. Apresenta-se, um panorama geral de edifícios escolares na história recente brasileira, onde é possível observar a relação entre a arquitetura com as propostas educacionais. Apresenta-se ainda uma analise de três estudos de caso que possuem características relevantes da relação da educação com o espaço arquitetônico. Por fim, são apresentadas as diretrizes gerais de modo a subsidiar o projeto arquitetônico a ser desenvolvido na etapa seguinte na disciplina TA060 | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : As part of a requirement for the conclusion of the Architecture and Urbanism graduation, the present research aims to provide theoretical background necessary for the realization of the preliminary design of a Professional Secondary School in the city of Piraquara. The research is exploratory, based on theoretical-conceptual bibliography and analysis of case studies. The study is structured in four chapters: Thematic concept; Case studies; Interpretation of the reality and General design guidelines. The choice of theme was due to the personal intention of researching an issue related to education and also due to the lack of professional education equipment in Piraquara. The investigation of the theme provides an understanding of the historical and current characteristics of professional education in Brazil and the local reality. It presents an overview of school buildings in Brazilian recent history, in which it is possible to observe the relationship between architecture and educational proposals. It also presents an analysis of three case studies that have relevant characteristics of the relationship between education and architectural space. Finally, the general guidelines are presented in order to subsidize the architectural project to be developed in the next step in the TA060 discipline | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
| Título: dc.title | Centro de educação profissional em Piraquara. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: