
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Paulo Cesar Braga, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Nater, Michelle Soto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84237 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84237 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Paulo Cesar Braga Pacheco | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa objetiva investigar e levantar dados referentes ao tema da biblioteca pública, colhendo informações que sirvam de apoio para a elaboração do projeto do edifício, extraindo reflexões e conclusões que delimitem as diretrizes que servirão de base para a concepção do projeto final. Estruturado em seis etapas, o trabalho inicia a partir de um resgate histórico, através das fontes bibliográficas e webgráficas, das bibliotecas no Brasil e no mundo, entendendo a sua evolução até o momento atual, analisando tipologias e conformações espaciais. Nessa primeira etapa analisa-se o papel assumido pelas bibliotecas públicas da atualidade, de modo a entender as suas carências e potencialidades, bem como sua função real na sociedade. Em um segundo momento são estudadas obras correlatas para servirem de referência na concepção do projeto. Antes de dar sequencia rumo à análise do terreno, o trabalho ainda visa, nos dois capítulos seguintes, analisar questões técnicas e arquitetônicas para a elaboração do projeto. A pesquisa trata, em seguida, do local onde será inserida a biblioteca, fazendo uma investigação do terreno e seu entorno, tratando de questões sobre o bairro em que será situada e coletando o perfil dos usuários da biblioteca pública através de pesquisa de campo. Finalmente são reunidos os dados e informações relevantes para a definição, no sétimo capítulo, sexta etapa, do programa de necessidades do edifício e elaboração das diretrizes que servirão de base para a concepção do projeto da biblioteca pública. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research aims to investigate and collect public library related data, gathering information to serve as a support for the development of the building design, drawing conclusions and reflections clarifying the guidelines as a basis for the design of the final project. Structured in six stages, the work starts from a historical review through bibliographical and webgraphical sources, about libraries in Brazil and the world, understanding its evolution up to the present, analyzing types and spatial conformations. This first step is an analysis of the role played by public libraries today, in order to understand their needs and capabilities as well as its actual function in society. In a second moment related works are studied to serve as a reference in the project design. Before giving sequence toward terrain analysis, further work is to analyze in the next two chapters technical and architectural issues for the project design of the building.The research studies, then, about where the library will be inserted into, making an investigation of the land and its surroundings, addressing issues about the neighborhood in which it is located and collecting the profile of users of the public library through field research. Finally gather data and information relevant to the definition, in the seventh chapter, the sixth stage, of the building'sprogram needs and preparation of guidelines as a basis for the design of the project to the public library. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas - Projetos e plantas | - |
| Título: dc.title | Biblioteca pública do Portão | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: